Ricos em fibras insolúveis, os cogumelos ajudam a diminuir o inchaço abdominal e a combater as constipações.
As variedades brancas contêm vitamina D, uma vitamina difícil de obter através da alimentação e que, juntamente com o cálcio, melhora a saúde dos ossos e dos dentes.
Existem vários cogumelos que estimulam o sistema imunitário e alguns deles são mais indicados para prevenir e tratar a gripe, como é o caso do cogumelo-do-sol (agaricus blazei), do cordyceps e do maitake.
Estes possuem constituintes com ação imunoestimulante, especialmente polissacáridos que aumentam os linfócitos T, as células NK e os macrófagos, alguns dos polícias do nosso organismo contra vírus e bactérias.
Para além disso, aumentam a imunidade, ajudam a combater a gripe pois promovem o aumento da capacidade respiratória, funcionam como expetorantes e anti-inflamatórios das vias respiratórias.
As dosagens são 500 mg, duas a seis vezes ao dia, consoante a gravidade da situação, sob a forma de comprimidos.
Para complementar a ação destes fungos recomenda-se, na alimentação, o alho, o limão, os orégãos e o própolis.
Podem, ainda, recorrer a plantas medicinais, especialmente a equinácea que, segundo estudos científicos, reduz a duração da gripe para metade dos dias.
O sabugueiro (com uma forte ação na redução da febre) e o eucalipto (famoso pelo seu óleo essencial antibiótico que pode ser inalado por vaporizações) são outras das plantas recomendadas.
Fonte: João Beles (naturopata e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa), Revista Prevenir
Sem comentários:
Enviar um comentário