quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Maçã, uma fruta antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e a doença de Alzheimer


Conclusões de um estudo realizado pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital de Wakayama, no Japão, indica a sua eficácia ao nível da rinite crónica moderada a severa.

Mais de três dezenas de pacientes (entre os 15 e os 65 anos) com esta doença, há mais de três anos, foram tratados com uma dose baixa ou elevada de polifenóis da maçã.
Foram observadas melhorias nos ataques de espirros, em ambos os casos, na descarga nasal, no primeiro grupo, e no edema nos seios perinasais, no segundo, comparativamente ao grupo placebo, refere o Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology.

Uma combinação da pectina da maçã com camomila reduziu mais rapidamente que o placebo a diarreia em 255 crianças, entre os seis meses e os seis anos, juntamente com uma solução eletrolítica com glicose administrada no primeiro dia, de acordo com a informação publicada em Arzneimittelforschung.

Benefícios das maçãs!
A casca é uma das principais fontes de quercetina, um flavonoide antialérgico e antioxidante.
O pericarpo (polpa) contém uma grande quantidade de pectinas e protopectinas, com ação estimulante do intestino, emoliente e protetora do tubo digestivo.

É rica em procianidinas e antocianidinas, com ação antioxidante venotónica, protetora das artérias e neuroprotetora da doença de Alzheimer.

Tem ainda uma ação anticancerígena, anti-inflamatória, assim como um efeito ao nível dos eventos epigenéticos e da estimulação da imunidade inata.
Oferece taninos com ação cicatrizante e regeneradora dos tecidos, principalmente da mucosa gastrointestinal.
Os seus polifenóis têm uma ação hipocolesterolemiante e antialérgica.

Maçã é uma fruta antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e a doença de Alzheimer.
Comer mais maçãs!

Fonte: http://lifestyle.sapo.pt João Beles (naturopata)

Sem comentários:

Enviar um comentário