quinta-feira, 8 de julho de 2010

7 Prioridades para as férias

Alimente os seus objectivos
Não dê férias à saúde: seleccione o seu objectivo e conheça como pode atingi-lo com as escolhas alimentares correctas.

Perder peso
Os alimentos ricos em proteínas estimulam o metabolismo e controlam a glicemia, o que significa que não causam picos de açúcar no organismo.
Procure fontes de fibra, como as verduras e os legumes verdes, que contribuem para a saciedade. Todos os nutrientes desintoxicantes aumentam a eficácia do metabolismo, ou seja, queima-se mais gordura, mesmo em repouso.
Ex: iogurtes naturais, tofu, chá verde, legumes, brócolos, beterraba.

Combater celulite
Se o organismo não estiver suficientemente hidratado, terá tendência a reter toda a água a que tiver acesso, nomeadamente através dos alimentos. Para além da água, os melhores aliados para fazer desaparecer a celulite são os ricos em bioflavonóides, que fortalecem os vasos linfáticos e sanguíneos.
Devem evitar-se gorduras saturadas – carne e lacticínios, por exemplo – para que as células adiposas descongestionem mais rapidamente.
Ex: verduras, ananás, mirtilo, gengibre, beterraba, chá verde, sementes de linho.

Aumentar energia
Quando se pretende subir os níveis de energia, o que se quer efectivamente é estimular o sistema nervoso central e não os níveis de açúcar no sangue. Os alimentos mais energéticos são os ricos em hidratos de carbono de baixo índice glicémico, os que têm efeito estimulante, ou ainda os que são fontes de minerais como o ferro, como forma de reverter possíveis estados anémicos.
Ex: chá verde, leguminosas secas, uvas, espinafres, café.

Performance sexual
Um bom desempenho sexual pode começar à mesa. Alguns alimentos, como as especiarias e os alimentos ricos em zinco, são estimulantes de hormonas que regulam o processo sexual; como estimulam a circulação e melhoram o fluxo sanguíneo.
Ex: ostras, gengibre, mirtilo.

Defender a pele
Para proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios solares é essencial mantê-la hidratada e bem fornecida de sais minerais - o calor aumenta a perda destes elementos devido à transpiração.
Os ácidos gordos ajudam na prevenção do envelhecimento.
São essenciais os estimulantes da produção de melanina (carotenos), nutrientes-filtro da luz solar (carotenóides) e antioxidantes, que previnem a acção dos radicais livres resultante da acção dos raios UV.
Ex: abóbora, pimentos, tomate, espinafres, melancia, sardinha, salmão.

Proteger os olhos
A acção da luz solar agride o cristalino do olho. Para além da recomendação do uso de óculos solares com protecção, previna-se com alimentos ricos em luteína, que actua como um filtro da luz azul e como antioxidante servindo para nos proteger contra o efeito nocivo dos radicais livres, formados por acção dos raios solares e do oxigénio inalado.
Ex: espinafres, pimentos, mirtilo.

Travar a obstipação
Para regularizar o trânsito intestinal, opte por incluir mais fontes de fibras às refeições.
Porquê? A fibra, presente nas verduras e cereais integrais, tende a absorver água e a formar, no sistema digestivo, um maior volume fecal, o que estimula o funcionamento do intestino.
Ex: leguminosas secas, espinafres, sementes de linho, ananás, brócolos.

Revista Performance

Sem comentários:

Enviar um comentário