terça-feira, 18 de outubro de 2011

Menopausa - Passem por ela saudavelmente!

Durante a menopausa a vida da mulher é marcada por alterações hormonais, as quais são o anúncio do fim do seu ciclo menstrual e, consequentemente, da capacidade reprodutiva.

Muitas outras alterações afectam as mulheres neste período, trazendo, por vezes, consequências nefastas.
Todavia, é possível contornar e minorar estes efeitos. Para tal, sigam os nossos conselhos!

A menopausa resulta duma diminuição da produção das hormonas sexuais femininas, geralmente, entre os 42 e os 52 anos. Uma dieta desequilibrada, falta de exercício físico e stresse emocional podem exacerbar os sintomas e o desconforto da menopausa.

Sintomas associados à menopausa:
 
Nesta fase da vida, algumas mulheres passam por alterações graves ao nível do sistema nervoso e tornam-se irritáveis, ansiosas e deprimidas. Podem ter dores de cabeça, dores abdominais, "calores", dores nas costas, cãibras, sangramento nasal, varizes, etc. Outras mulheres, sentem-se extremamente cansadas, têm insónias, suores nocturnos, secura vaginal, pele seca, queda de cabelo, falta de concentração, sintomas reumáticos, períodos menstruais muito irregulares, etc.
Usualmente, o organismo para se adaptar a esta nova fase necessita de alguns meses (até 1 a 2 anos). Esta fase pode ser descrita como a passagem do estádio reprodutivo a não reprodutivo. Contudo, esta situação não deve ser encarada pelas mulheres, como um estado de decadência física ou como uma doença. A realidade é que no pós-menopausa pode, até, verificar-se um certo renascimento pessoal, desde que se encare positivamente esta nova fase da vida.
Com uma dieta apropriada, que inclua suplementos nutricionais e à base de plantas e exercício físico, a maioria dos efeitos secundários da menopausa pode ser minimizado ou, até mesmo, eliminado.

1 - Dieta
 
- Ingerir peixes gordos (atum, sardinhas, salmão, cavalas, trutas), bem como peixes brancos (pescada, corvina, pargo);- Incluir legumes verdes, hortaliças, frutas, leguminosas e, especialmente, soja ou produtos à base de soja, nomeadamente, tofu, nato, tempeh (soja fermentada), "leite de soja", iogurtes de soja, etc;
- Um copo de vinho tinto às refeições, se não houver contra-indicações, é recomendado, como preventivo das doenças cardiovasculares;- Evitar café, álcool, açúcar, comidas picantes, estes alimentos podem agravar os afrontamentos;
- Evitar ainda carnes e lacticínios gordos.

2 - Suplementos nutricionais indicados
 
- Cálcio, Magnésio e Zinco – para prevenir a osteoporose e aliviar a irritabilidade e o nervosismo. Tomar 1 a 2 g de cálcio por dia.- Vitamina E – pode aliviar os afrontamentos, melhorar a circulação e evitar o envelhecimento das células. Tomar entre 400 a 800 U.I. (unidades internacionais) por dia.
- Vitamina D – fundamental para a absorção do cálcio. Tomar 800 a 1000 UI/dia.- Vitaminas do complexo B – essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e hormonal.

3 - Plantas para a Menopausa
 
- Cohosh Negro (Cimicifuga racemosa)
Representa uma boa alternativa à terapêutica hormonal de substituição, pois o Cohosh Negro contém substâncias estrogénicas que ajudam a aliviar os incómodos provocados pela menopausa, especialmente os afrontamentos e a secura vaginal. Tomar um extracto com 40 mg da planta. Não tomar mais de 6 meses.

- Isoflavonas da Soja

Desde há muito que se relaciona o baixo índice de sintomas menopáusicos nas mulheres orientais, com o consumo de produtos à base de soja. Os fitoestrogeneos da soja, também conhecidos por isoflavonas, desempenham um papel eficaz na redução dos calores nocturnos e dos afrontamentos, na secura vaginal, bem como na prevenção das doenças cardiovasculares e da osteoporose.
À medida que se vai verificando a redução dos níveis de estrogéneo no organismo da mulher, os fitoestrogeneos complementam a acção desta hormona, uma vez que possuem efeito estrogénico, embora muito mais fraco que as hormonas femininas. Deve tomar, pelo menos, 40 mg de isoflavonas por dia. Use e abuse dos alimentos à base de soja.

- Onagra

A Onagra é uma planta muito rica em ácido linoleico e ácido gama-linolénico. No organismo humano, o ácido gama-linolénico, é transformado em prostaglandinas que ajudam a equilibrar os níveis de hormonas relacionadas com o ciclo menstrual e com a menopausa, assim como ajudam a diminuir o colesterol, os triglicéridos e a agregação plaquetária, pelo que previnem as doenças vasculares e as tromboses, mais susceptíveis de acontecerem na pós-menopausa. Tomar de 1 a 2 g por dia de óleo de onagra.


4 - Exercício Físico
O melhor exercício para a prevenção das doenças cardiovasculares é o exercício aeróbico, nomeadamente, marcha, corrida, bicicleta, entre outros. Na prevenção da osteoporose o exercício com pesos é ainda mais eficaz do que o tipo de exercício descrito acima. Portanto, o ideal será, ao longo da semana, fazer exercício de cardiofitness, intercalado com exercício com pesos. Para efectuar este tipo de exercícios recomenda-se que se aconselhem com um técnico credenciado.

Como suplementos para a menopausa aconselhamos:
Estrologic
Optifemme
Evening Primrose Oil Solgar1300mg
Triolinum

Sem comentários:

Enviar um comentário