terça-feira, 29 de outubro de 2013

Alimentos que travam a Psoríase

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Psoríase, que tem este ano como lema "Psoríase Sem Fronteiras, Tratamento Para Todos".

O objectivo é, simultaneamente, sensibilizar a população para o facto de a psoríase não conhecer fronteiras e alertar que o acesso ao tratamento deve ser garantido a todos os doentes.

Os mais recentes estudos internacionais indicam que uma dieta rica em frutas, cereais e óleos vegetais é essencial para controlar a psoríase.

O consumo de gorduras saturadas (presentes nas carnes vermelhas) e a ingestão em excesso de álcool podem levar à acumulação de toxinas e ao ressurgimento das crises.

Apesar de não haver uma dieta milagrosa, o responsável relembrou que há estudos que comprovam que a ingestão de determinados alimentos ajudam no controlo da psoríase.

Diversos estudos referem ainda que alimentos como salmão, sardinhas, cenouras e brócolos (ricos em antioxidantes, beta-caroteno, ácido fólico, ómega-3 e zinco) reforçam o sistema imunitário e evitam a acumulação de toxina.

A psoríase é uma doença da pele bastante frequente que atinge um a três por cento da população mundial (cerca de 190 milhões de pessoas), estimando-se que existam em Portugal 250 mil pessoas afectadas.

Nos casos mais agudos, as lesões na pele podem alastrar por todo o corpo e afectar as articulações, evoluindo para artrite psoriática. A doença é crónica e de origem desconhecida.

Fonte: sapo.saude.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário