quarta-feira, 16 de abril de 2014

Porque é que o chocolate preto nos faz bem?

Se adora chocolate negro, e tem medo de engordar, não se preocupe. Os cientistas já perceberam que comer este tipo de chocolate não só não engorda, como ainda lhe faz bem ao coração.

A informação foi avançada pelo jornal ‘Daily Mail’, e revela que os micróbios do nosso estômago libertam micróbios que transformam o cacau numa droga natural que reduz a pressão do sangue.

O estudo foi avançado pela Universidade do Louisiana, e conclui: “Descobrimos que temos dois tipos de micróbios no estômago, os bons e os maus. Os bons, como as bífido-bactérias as bactérias acido-lácteas, alimentam-se de chocolate. Quando comemos o chocolate, essas bactérias crescem e fermentam-no, produzindo compostos anti-inflamatórios.

Esta mistura anti-inflamatória entra na corrente sanguínea, e ajuda a proteger o coração e artérias de qualquer dano.

Já as más bactérias, como a Clostridia ( responsável pelo tétano) e algumas variantes da E-coli, provocam inflamações, diarreia e constipação.

Para chegar a uma conclusão definitiva, a equipa de investigadores testou três tipos de cacau em pó, que se usa para criar o chocolate.

O cacau contém um antioxidante polifenólico, como a catequina e a epicatequina. Estes antioxidantes estão presentes na maioria dos vegetais, e em muitos frutos, e fazem bem à saúde de diversas formas. A catequina é um fitonutriciente conhecido por ajudar a combater e evitar a diabetes, infecções virais, inflamações, e até o cancro. Também é defendida a teoria de que ajuda a combater o envelhecimento.

“No nosso estudo descobrimos que a fibra do chocolate é fermentada e os polímeros polifenólicos são divididos em células mais pequenas, que são mais facilmente absorvidas”, disse o Dr. John Finley, líder da equipa da Universidade do Louisiana.

“Quando estes compostos são absorvidos pelo corpo, diminuem a inflamação do tecido cardiovascular, e reduzem a longo prazo o risco de um ataque cardíaco”, diz.

Fonte: Revista Sabado

Sem comentários:

Enviar um comentário