sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Falta de Vitamina B12

Vitamina B12, já ouviste falar nela? 👀

Ela também é conhecida como cobalamina. É uma vitamina essencial para a síntese de DNA, RNA e mielina, assim como para a formação dos glóbulos vermelhos.

Esta vitamina normalmente está armazenada no corpo em maiores quantidades que as outras vitaminas do complexo B, no entanto, algumas situações podem causar a sua deficiência e gerar sintomas como palpitações, fadiga e formigamento nas mãos e nos pés.

A vitamina B12 serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico.

Quando o consumo de alimentos ricos em vitamina B12 é pequeno, como ocorre especialmente entre os vegetarianos, deve-se tomar um suplemento alimentar de vitamina B12, para evitar a anemia perniciosa e outras complicações, como o derrame cerebral e as doenças cardíacas.

Os vegetarianos e os vegan ( que excluem qualquer tipo de produto de origem animal, alimentar ou não) são o grupo com mais risco de desenvolver uma deficiência nesta vitamina, já que ela é encontrada apenas em alimentos de origem animal. 

A deficiência da B12 pode ocorrer também em pessoas com problemas digestivos como síndrome de má absorção ou deficiência da secreção do estômago assim como em pacientes com hipotiroidismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário