sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cogumelo da Luz

O Cogumelo do Sol (Agaricus blazei) ajuda na estimulação do sistema imunitário, na prevenção e regeneração de maleitas cardiovasculares, hepáticas e da pele. Tem também um efeito benéfico no colesterol e ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue e melhorar a resistência à insulina.

Agaricus blazei - Cogumelo do SolÉ conhecido por vários nomes comuns incluindo Cogumelo do Sol, Himematsutake, Royal Sun Agaricus, Cogumelo Amêndoa, Cogumelo da Vida, Cogumelo de Deus, Jisongrong entre outros nomes.
Descoberto há mais de um século na China, é também abundante nos E.U.A e no Brasil. No Japão, este cogumelo é utilizado por milhares de pessoas na culinária devido à sua textura, sabor e cheiro (de amêndoas doces), devido à presença de benzaldeído, álcool benzílico e benzoato de metilo.

Substâncias/nutrientes ativos
Agaricus blazei contém um alto teor de beta-glucanos, conhecidos por estimularem o sistema imunológico. O fungo é usado no Japão e no Brasil na terapia oncológica. Contém também outros polissacarídeos, tais como as alfa-glucanas.

Estudos e pesquisas
As pesquisas sobre os benefícios do fungo são realizadas desde meados do século XX. É uma espécie de cogumelo comestível, conhecido pelas suas propriedades medicinais, existindo estudos que demonstram as suas mais -valias na estimulação do sistema imunitário, na prevenção e regeneração de maleitas cardiovasculares, hepáticas, na pele, etc.
Um estudo efetuado com células animais demonstrou que o Agaricus tem um efeito benéfico no colesterol, inibindo fatores patogénicos e a angiogenese (consiste no desenvolvimento de novos vasos sanguíneos num tecido vivo). Pesquisas em animais sugerem que este cogumelo pode diminuir os níveis de glicose no sangue e melhorar a resistência à insulina.
Uma pesquisa realizada evidenciou a ação de Agaricus na produção de citocinas, como interferons e interleucinas, destacando as suas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas em culturas de células.

Clorella
O nome chlorella deriva do prefixo "Chloros" (verde) e sufixo "Ella" (pequeno), referindo-se ao extraordinário conteúdo de clorofila que dá a característica cor de esmeralda-verde. Esta alga apresenta 70% de sua composição da mais pura clorofila, o que faz dela a maior fonte de clorofila no nosso planeta.
A chlorella foi a primeira forma de vida com um núcleo verdadeiro. Em condições de luz solar e água doce fresca.

Substâncias/nutrientes ativos
A Clorella é considerada um super alimento original, é a única alga com estrutura complexa que lhe confere propriedades extras, a sua parede celular apresenta várias moléculas de clorofila. Esta alga não é visível a olho nu, é esférica e depende da fotossíntese para crescer e se reproduzir. Tem uma taxa de reprodução/multiplicação muito elevada, uma célula pode dividir-se em quatro a cada 16/24 horas, necessitando somente de luz solar.
Constituída por: 60% de proteínas (de alto valor biológico) de rápida multiplicação e maturação, 13% de hidratos de carbono, 10% de enzimas, fibras e outras substâncias, 9% de gordura, 6% de minerais/vitaminas bio disponíveis e 2% de clorofila. As suas vitaminas são cobertas por aminoácidos e desta forma o nosso organismo assimila rapidamente. A clorela possui 18 aminoácidos, incluindo os 8 essenciais, contém enzimas digestivas e alguns polissacarídeos, essenciais para a boa manutenção do sistema imunitário, capacidade de comunicação intercelular e identificação de corpos estranhos pelos linfócitos.
É rica em ácidos nucleicos (DNA e RNA), bons para o crescimento celular e anti envelhecimento. Contém também minerais e fibras. Desde que a Clorella é conhecida pelo incremento do conteúdo dos glóbulos brancos (defesa) é considerada uma mais-valia durante e após a quimioterapia, sobretudo na produção de macrófagos e linfócitos T, ajuda também como agente oxigenante do sangue.

Estudos e pesquisas
O interesse pela Clorella surgiu no pós-guerra (II Guerra Mundial) por parte do Japão devido à deficiência alimentar. Estudos efectuados pelo Dr. Hiroshi Tamiya no Instituto Biológico Tokugawa revelaram o seu alto poder nutricional, digestibilidade; a quantidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes, por outro lado os seus mucopolissacarídeos presentes na sua parede celular absorvem grandes quantidades de metais tóxicos. As suas substâncias ativas estimulam a formação dos glóbulos vermelhos, influenciando a nutrição, o metabolismo e a respiração. Estudos efetuados no Japão (Sarkar, Hayatsu e Konishi) que demonstraram a ação impulsionadora da Clorella sobre o sistema imunitário, no combate a várias infeções, na recuperação dos tecidos, na proteção e integridade das células e aproveitamento dos alimentos. Uma pesquisa Japonesa desenvolveu estudos sobre a Clorella na promoção do crescimento das crianças e fortalecimento dos seus tecidos por evidência do Fator Chlorella de Crescimento (CGF).
Waladkahani e Clemens em 1990, estudaram os efeitos de fitoquímicos dietéticos no desenvolvimento do cancro, sendo que foi claro o interesse da clorofila no processo de combate ao cancro do colon e de mama, destacando-se a sua ação desintoxicante e no equilíbrio do rácio ácido/base.

Uso recomendado: Tomar 1 comprimido duas vezes ao dia.
Apresentação: Embalagem com 30 comprimidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário