segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Os Benefícios do Açaí

O Açaí (Euterpe oleracea) sempre foi uma importante fonte de alimento para as populações indígenas do Brasil e sempre foi considerada uma das plantas medicinais mais importantes da Amazónia. O açaí é tradicionalmente servido em cuias (espécie de tigela redonda indígena), e misturado com tapioca, açúcar e/ou mel.

O fruto açaí é seco e transformado em pó, sumos e suplementos nutricionais, uma vez que as propriedades energizantes e antioxidantes tornaram o açaí um alimento natural e muito popular fora da região da Amazónia e até mesmo da região Norte do Brasil e Europa.

O açaí é um arbusto perene nativo da floresta tropical Amazónica, com frutas pequenas, redondas, de cor roxa escura, com aparência semelhante à de uvas. No entanto, a semente do açaí é muito grande e ocupa a maior parte da fruta.

O açaí foi primeiramente utilizado por tribos da Amazónia para diversos fins medicinais, entre eles por possuir a capacidade de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, fortalecer e proteger o coração de doenças cardíacas, e até mesmo como um remédio natural para a disfunção eréctil. O açaí também sempre foi apreciado como um alimento energético e a sua polpa era tradicionalmente usada para fazer vinho.

É um excelente tónico natural que pode ser facilmente incorporado na maioria das dietas e regimes diários de alimentação, para acelerar o metabolismo e melhorar o animo e a resistência.

Como alimentação, o açai é usado para fazer cremes, gelados, e sumos, além de muitas vezes ser misturado com outras frutas e alimentos antioxidantes. O Açaí fresco está apenas disponível em regiões de florestas tropicais, como é o caso da Amazónia.

O açaí é frequentemente encontrado em forma de suplemento. É considerado um dos alimentos mais nutritivos disponíveis no mercado, razão pela qual muitas pessoas que o consomem, principalmente em forma de suplemento, alegam óptimos resultados.

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida (EUA) mostrou que a fruta do açaí tem um enorme potencial para ajudar pessoas que enfrentam condições debilitadas de saúde e pode mesmo até ser benefício no tratamento do cancro, vez que o açaí pode enfraquecer ou até mesmo destruir as células cancerígenas.

O açai é também recomendado para praticantes de desporto que não querem acumular peso, uma vez que as propriedades naturais estimulantes, que estão presentes no açaí, são mais benéficas que a acção estimulante de bebidas como o café e outros remédios industrializados. A fruta do açaí deixa a pessoa mais fortalecida, revigorada e saciada, o que fará com que queime mais calorias, trabalhe por mais tempo e faça menos esforço, ao mesmo tempo que ajuda no ganho de massa muscular magra. Além disso, o açaí ajuda na eliminação de resíduos do corpo.

Suplementos com Açaí:

Fonte, MedicinaisPlantas

Sem comentários:

Enviar um comentário