quarta-feira, 23 de março de 2011

Porquê 30 minutos por dia?

Apenas 30 minutos de exercício físico diário são suficientes para que se mantenha saudável, para além dos benefícios no aumento da auto-estima, na pré-disposição física e mental e na melhoria do estado de humor.

Porquê 30 minutos por dia?

A resposta está na forma como o organismo reage nesse período de tempo:

- Nos primeiros 5 minutos, em que o exercício é basicamente aeróbio, 70% da energia que é consumida vem dos carbo-hidratos da alimentação recente e 30% correspondem à queima de gordura.

- Aos 15, 20 minutos o cérebro aumenta a produção de endorfinas, substâncias que dão ânimo para continuar com a prática desportiva.

- De 25 a 30 minutos: as reservas de carbo-hidratos estão baixas e o organismo passa a usar a gordura como fonte de energia. É nesta fase que o exercício começa a “fazer efeito”, ou seja, emagrecer e oferecer benefícios cardiovasculares.

O exercício físico é essencial a uma vida saudável, a sua prática regular e moderada estimula o aumento do nível de endorfinas, substâncias produzidas pelo próprio organismo que proporcionam a sensação de bem-estar e diminuem a ansiedade.

Por isso, é fundamental ganhar forças e iniciar um programa de exercícios.

Caminhar pela praia, pelo parque durante 30min duas a três vezes por semana pode ser o primeiro passo. Experimente dançar, correr, nadar… Escolha uma modalidade que tenha a ver consigo, o importante são os benefícios:

- Redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol;

- Queima de calorias;

- Controlo da diabetes;

- Fortalecimento muscular e ósseo;

- Melhor capacidade pulmonar;

- Flexibilidade das articulações;

- Ter um corpo saudável e a auto-estima elevada

Pratique Exercício Físico, Mantenha-se Activo!

Sem comentários:

Enviar um comentário