quarta-feira, 16 de março de 2011

Ómega 3 na Gravidez

Metade das mulheres grávidas e mães recentes desconhecem a importância de consumir ómega 3 durante a gravidez, bem como a influência do ácido gordo DHA para a saúde da criança.

O estudo foi conduzido pela Society of Women’s Health Research entre mais de 500 mulheres com mais de 18 anos — grávidas, a amamentar ou com crianças com menos de 3 anos.

A grande maioria sabe identificar o ácido fólico e o cálcio associado á vitamina D, bem como as suas fontes, como nutrientes importantes durante a gravidez.

Quanto aos ómega 3, o desconhecimento é quase total: 68% afirma nunca ter sido aconselhada pelo médico a tomá-lo e mais de 7 em 10 mulheres não faz ideia sequer que alimentos contém este ácido gordo.

Ómega 3, ácido fólico e cálcio com vitamina D são os Três Nutrientes Essenciais para antes, durante e depois da gravidez”, sublinha Phyllis Greenberger, presidente da Society of Women´s Health Research.

Para além de uma dieta equilibrada, a instituição recomenda para mulheres grávidas e a amamentar:

ÁCIDO FÓLICO: 400 mcg/dia para manter a saúde das células e prevenir defeitos de nascença. De acordo com um estudo da Food and Drug Administration norte-americana, apesar de o consumo de folato ter aumentado com o aparecimento de alimentos enriquecidos, os valores ainda não atingem as recomendações nutricionais.

As melhores fontes de ácido fólico incluem cereais enriquecidos, sementes, vegetais de folhas verdes, feijão, vagens, favas, brócolos, espinafres, multivitamínicos ou suplementos de acido fólico.

CÁLCIO + VITAMINA D: 1000 mg de cálcio com 200 UI de vitamina diárias para ossos fortes e dentes saudáveis. O cálcio está disponível em lacticínios e alimentos fortificados.

DHA ÓMEGA 3: 300mg/dia. Uma maior ingestão de ómega 3 durante a gravidez diminui o risco de partos prematuros e depressão pós-parto. As fontes mais importantes deste nutriente são os peixes gordos de agua fria, geralmente desaconselhados durante o período de gestação devido aos perigos de contaminação. Uma alternativa são os alimentos enriquecidos — ovos, soja, barras nutritivas — e suplementos naturais.

Fonte, Revista 100% Natural

Sem comentários:

Enviar um comentário