quarta-feira, 13 de julho de 2011

Preparem o vosso bronzeado através da nutrição!

Para que a pele active as substâncias responsáveis pelo bronzeado são necessários vários elementos como vitamina A, aminoácidos e gorduras que fazem parte da membrana celular.

As maiores e melhores fontes de vitamina A são os alimentos de origem animal como gema de ovo, leite integral, manteiga, nata e queijos amarelos.

Mas existem alimentos que são precursores da vitamina A que são os carotenos ou pró-vitamina A.
Estas substâncias sofrem perdas pelo ar e pelo calor, portanto cozinhá-las pode significar desactivar estas substâncias, devendo ser consumidos frescos e crus.

Fontes: cenoura, morango, abóbora amarela, manga e mamão são os grandes campeões.

Mostarda em folha, couve verde e agrião são óptimas fontes que escondem os seus carotenos por causa do grande conteúdo de clorofila. Deve-se atentar para alguns vegetais que apesar de serem vermelhos ou alaranjados não possuem actividade de vitamina A, como é o caso do tomate, milho e beterraba.

Quantidade necessária: Recomenda-se de 4 a 5 porções diárias destas frutas e hortaliças para atender a necessidade nutricional.

Por exemplo: 1/2 mamão papaya, 1/2 manga, 1 chávena de cenoura crua ralada e 1 chávena de morango cozido no vapor.

Funções da vitamina A e carotenóides:  São necessários ao processo visual, manutenção da pele e mucosas, sistema imunológico, resistência a infecções. Além disso são excelentes antioxidantes, substâncias que combatem os nocivos e envelhecedores radicais livres.

Ingestão excessiva de carotenos:  Embora o excesso no consumo de vegetais e frutas amarelos possa causar uma coloração amarelada na sola dos pés e palmas das mãos, isso não causa danos maiores. Apenas há aumento do depósito na gordura subcutânea. Para normalizar a coloração basta reduzir a ingestão destes alimentos.

Factores nutricionais associados:  Para um bronzeado saudável também é importante que estejam bem nutridos, que o intestino esteja a funcionar de forma adequada e mantenham-se bem hidratados.

Comam fibras dos cereais integrais e das frutas e verduras.

Usem azeite de oliveira extravirgem ou sementes como nozes e castanhas.

Bebam de 4 a 6 copos de água por dia.

Não basta comer muita cenoura se ela não estiver acompanhada de cereais integrais, vegetais que contenham outras vitaminas, C, B e E.

Não se esqueçam de usar um bom creme com filtro solar adequado à vossa pele.

Como suplementos aconselhamos:
BioActivo Bronzeado
BioActivo Caroteno

Sem comentários:

Enviar um comentário