quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Livrem-se do Stress!

Stress, Ansiedade, irritabilidade, ritmo cardíaco acelerado e insónias são alguns dos sintomas mais comuns. Identificam-se com algum deles?

O stress é uma tensão nervosa que exerce efeitos negativos sobre o organismo. Falamos de agressões físicas (doenças infecciosas, traumas), assim como de agressões ou estímulos psicológicos, relacionados com a vida pessoal do sujeito ou com o seu ambiente sociorofissional. Tal como uma central eléctrica, o cérebro não consegue processar todos esses estímulos e fica saturado.

Esgotadas as reservas psíquicas, o stress começa a ter efeitos sobre o corpo. O primeiro a ser afectado é o sistema cardiovascular: hipertensão, arterioesclerose, e até morte súbita nos jovens adultos são complicações que podem estar ligadas a um stress prolongado. Da mesma forma, as disfunções gastrointestinais, como úlceras, colites, obstipação e diarreias são problemas graves que podem ter origem no stress, assim como perturbações respiratórias e desregulações hormonais. E ao stress que se deve frequentemente a sensação geral de fadiga e o envelhecimento precoce.

Transformem-no em energia criativa!
A ideia de que o stress é uma força que limita e bloqueia é errada. O stress induz uma acção, que pode ser positiva, quando provoca hiperactividade, ou negativa, quando provoca sentimentos de medo, depressão ou isolamento.

As hormonas produzidas em período de stress aumentam o estado de alerta do corpo: aumento do ritmo cardíaco, dilatação das pupilas, maior força de contracção dos músculos. Se numa situação única estas reacções podem permitir a sobrevivência do indivíduo, no caso de stress prolongado o processo repete-se até à exaustão.

Conheçam os sinais de alarme
Neste caso, de exposição longa a períodos de stress, podem desenvolver-se doenças psicossomáticas ou mentais. Estão nesse grupo a ansiedade e a depressão, duas das complicações psicológicas mais frequentes em quem tem o stress como companhia diária. Aprender a identificar o stress (ver em baixo, sintomas de stress) é mais do que um primeiro passo para a cura: é também agir sobre uma questão de saúde pública. A OMS prevê que, em 2020, a depressão seja a segunda maior causa de morbilidade. Segundo uma estatística recente, só em Portugal, entre Outubro de 2002 e Setembro de 2003, o mercado dos anti-depressivos e estabilizadores de humor cresceu cerca de 8,6% face a igual período do ano anterior. Só que estes fármacos, em vez de tratar a doença, vão camuflá-la.

Vençam o stress naturalmente
Provavelmente pertencem ao grupo de pessoas que lidam com o stress durante todo o ano, reservando apenas uma ou duas semanas para uma escapada de férias. Tudo para descobrir, para vosso espanto, que o stress viaja connosco.

Existem várias terapias que podem ajudar a ultrapassar situações de stress negativo. Acima de tudo, é preciso ter em conta que, sendo uma doença de origem psicológica, é preciso combatê-la a nível da mente. E isso pode ser feito naturalmente, sem recurso a drogas.

Uma nutrição deficiente, feita de refeições rápidas e pouco saudáveis, pode ser um factor de stress.

Uma forma de mantê-lo afastado é manter, para além de equilíbrio metabólico, um peso adequado à nossa altura e idade. Comam muita fruta e verdura, em detrimento das carnes vermelhas.

Prefiram o peixe, rico em boas proteínas e ácidos gordos saudáveis (EPA e DHA), com propriedades anti-inflamatórias, hipocolesterolémicas e promotoras da melhoria da memória e da concentração.

Nunca saltem o pequeno-almoço, nem o tomem de forma apressada: o ideal seria guardar 20 a 25 minutos para esta refeição, que deverá fornecer cerca de 25 a 30% das necessidades calóricas diárias.

Por fim, a água é muito importante: lembrem-se que o nosso corpo necessita de muito mais água do que a sensação de sede evidencia – quase 70% do nosso corpo é água!

As técnicas de relaxamento (ver em baixo, terapias naturais contra o stress) permitem uma gestão do stress mais eficaz. Existem cada vez mais e mais diversificadas.

Façam uso da vossa arma mais eficaz contra o stress: a actividade física.

Através dos mecanismos de stress, o corpo fornece aos músculos mais força e energia: utilize-nas!

A actividade física estimula a libertação de endorfinas, o que explica a sensação de bem-estar logo a seguir ao exercício. Mesmo que não de forma intensiva, o desporto exerce um efeito libertador, ansiolítico e dinamizador. Mais do que um remédio contra a ansiedade, o exercício físico representa uma espécie de treino natural para o stress futuro.

Sintomas do Stress:
- Aumento do ritmo cardíaco, tensão muscular e circulação sanguínea;
- Dores de cabeça, costas e estômago;
- Indigestão;
- Falta de apetite e desejo sexual;
- Cansaço, tonturas, zumbido nos ouvidos;
- Suar das mãos;
- Excessos comportamentais (abuso do álcool, tabaco, pastilhas elásticas...);
- Irritabilidade, ansiedade.

Terapias Naturais contra o Stress
Massagem: o toque sistemático e cuidadoso da massagem estimula a libertação de endorfinas e é uma das formas mais eficazes de relaxamento;

Reiki: antiga prática que consiste na transmissão de energia através das mãos;

Termas e hidroterapia: estas terapêuticas oferecem efeitos benéficos pelos seus poderes relaxantes e estimulantes, sob a forma de banho, duches ou jactos de água;

Aromaterapia: alguns odores têm acções benéficas sobre o ritmo das ondas cerebrais; habituarmo-nos a relaxar na presença de determinado odor agradável significa que, algum tempo depois, seremos capazes de relaxar só por sentir esse odor;

Musicoterapia: a música pode, através do tom, pausa ou ritmos, aumentar ou baixar o ritmo cardíaco, libertar tensões e estimular o movimento;

Terapia pela dança: estimulante de corpo e mente, a dança melhora as capacidades de expressão;

Meditação: forma de orientar o pensamento e a mente, esvaziando-o; o objectivo não é "pensar intensamente", mas que o indivíduo consiga chegar à sua essência; através da respiração e da concentração.

Como suplementos recomendamos:
5-HTP GoldNutrition Clinical
Gaba GoldNutrition Clinical
Melatonina
Lecistress
Ânimo 5HTP + Bacopa
Balance B-50 Swanson

Sem comentários:

Enviar um comentário