quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O inverno e as suas consequências

O inverno é a estação do ano onde as doenças respiratórias e circulatórias são mais frequentes e perigosas principalmente em grupos de risco como, crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças crónicas (diabéticos, asmáticos, etc).

Com o frio, o organismo sente maior necessidade de energia para executar as atividades diárias, precisa de manter a temperatura nos 36-37ºC, o que leva a um aceleramento do metabolismo basal para produzir maior quantidade de calor, caso não seja capaz o organismo poderá entrar em hipotermia.

No inverno, sem sol, um dos neurotransmissores que nos dá uma sensação de bem-estar, a serotonina, que é produzida em menor quantidade, levando a estados mais deprimidos ou depressivos.

Também a pele se ressente bastante com o frio, torna-se desidratada, com pouca elasticidade, as extremidades poderão ter frieiras, provocadas pela circulação deficiente, e os pés por estarem sempre fechados poderão ficar muito húmidos e mais sujeitos a micoses (pé de atleta).

Deste modo proteja-se!

Se pertence a um dos grupos de risco, a vacinação é importante para evitar infeções mais graves.

Agasalhe-se com roupa quente, confortável, respirável e pratique exercício moderado, isso irá fazer com que a circulação melhore, irá dar uma maior sensação de bem-estar e vai permitir manter o corpo mais quente.

Evite locais fechados e sem ventilação.

Faça repouso.

Cuide da pele e tenha maior preocupação com as extremidades. Nutra a pele de todo o corpo diariamente, não saia de casa sem hidratar o rosto, visto o frio desidratar imenso a pele do rosto. Também a pele do corpo, fica mais fina, com tendência a descamar e portanto nutra-a para a tornar mais flexível e para ficar íntegra, impedindo a entrada de microorganismos.

As extremidades devem estar bem agasalhadas e os pés deverão ser bem secos após a lavagem e devem calçar-se meias de algodão. Caso exista comichão entre os dedos, vermelhidão e/ou descamação, deve ser utilizado um creme anti-micótico e um pó absorvente. Este pó poderá ser utilizado mesmo que não haja qualquer patologia, apenas para absorver humidade excessiva.

Abuse nos líquidos, água, preparações quentes, chás, aproveite para experimentar novos sabores (canela, laranja, gengibre, etc).

A alimentação é fundamental, porque o intestino é o local onde se situam cerca de 70% das células que defendem o nosso organismo, o que significa que um intestino saudável tem uma flora intestinal equilibrada que protege o organismo.

Devem consumir-se frutos secos e frescos, legumes e cereais.

Para fortalecer o sistema imunitário pode consumir-se, entre outros:
- Probióticos – regularizam a flora intestinal.
- Vitamina C – antioxidante e bom funcionamento do sistema imunitário por defesa contra infeção.
- Equinacea - ação anti-inflamatória e anti-edematosa, funciona como imunoestimulante, promovendo um aumento das defesas contra os ataques dos microorganismos.
- Própolis – é uma substância que as abelhas utilizam para proteger a colmeia de microorganismos o que leva a que seja considerado um antibiótico natural.
- Tomilho – como antisséptico respiratório, mucolítico e expetorante
- Geleia Real - rica em proteínas e vitaminas, tem ação anti-inflamatória mas também reduz o cansaço e fortalece as defesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário