sexta-feira, 18 de março de 2016

Probióticos e Prebióticos, o que são?

Vocês já ouviram falar de probióticos e prebióticos? Sabem o que são?
A composição da flora intestinal ou microbiota intestinal é indispensável para a nossa saúde e bem-estar.

Existem bons microorganismos (probióticos) e maus microorganismos (patógenos), e o ideal para a nossa saúde é atingir um equilíbrio entre eles.

 Probióticos e Prebióticos

Uma flora intestinal desequilibrada (disbiose intestinal) leva a destruição da mucosa intestinal, inactivação de enzimas, produção de toxinas cancerígenas, menor síntese e absorção de nutrientes.

Esse desequilíbrio pode ser causado, entre outros factores, por stress, má digestão, dieta desequilibrada, uso abusivo de medicamentos e infecções intestinais.

O termo Probióticos refere-se a uma preparação ou produto que contém microorganismos definidos, viáveis e em número suficiente, que exercem efeitos benéficos sobre a nossa saúde. Exemplos: Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus rhamnosus, Bifidobacterium bifidum etc.
Eles favorecem a presença de bactérias benéficas diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis.

Os probióticos têm actividade anticarcinogénica, agem na alergia alimentar e na intolerância à lactose, auxiliam na redução do colesterol plasmáticos e da pressão arterial, melhoram o funcionamento intestinal, fortalecem o sistema imunológico, auxiliam na metabolização de medicamentos, hormonas, carcinogénicos e metais tóxicos e ainda melhoram a síntese e biodisponibilidade de nutrientes.

Prebióticos são ingredientes alimentares não digeríveis que beneficiam a nossa saúde por estimular seletivamente o crescimento e/ou atividade de um número limitado de bactérias no intestino grosso.

Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras, ou seja, hidratos de carbono não digeríveis pelo nosso corpo.
Como por exemplo, a inulina (presente no alho, cebola, chicória) e os frutooligossacarídeos (presente na banana, mel, aveia, cevada e tomate).

Os principais benefícios são: melhoria na flora intestinal (contribui para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias), redução dos lipídios (gordura) sanguíneos e da pressão arterial, maior síntese e absorção de nutrientes, bem como acção anticarcinogénica.
Eles ainda estimulam o crescimento das bifidobactérias, auxiliando na supressão da actividade de bactérias putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

É muito importante inserir no nosso dia a dia alimentos que contenham prebióticos e o probióticos para a boa saúde do nosso corpo!

Fonte: Nutricionista Mariana Molinar

Como Suplementos Recomendamos: 
Kyo Dophilus com Enzimas
Kyo Dophilus
Kyo Dophilus 9
Advanced Acidophilus Solgar

Sem comentários:

Enviar um comentário