Emagreceu e está com medo de voltar a engordar? Siga os conselhos de quem sabe.
Muitas vezes não é a perda dos quilos que custa, mas a manutenção do peso ideal.
Se já alcançou o objectivo pretendido saiba como ficar sempre em forma.
«Uma vez atingido o objectivo é preciso reavaliar os resultados e o percurso que fizemos. Podemos introduzir algumas alterações no plano de treino para que não se torne enfadonho e a pessoa continue a sentir o desafio, senão desmotiva-se. O ideal seria intensificar o treino, mudar a natureza dos exercícios. Pode-se fazer de tudo, mas o importante é que a pessoa não pare», aconselha Duarte Galvão, personal trainer.
No ginásio
Está determinada em continuar em boa forma mas deseja inovar e sair de casa? Então saiba que as melhores aulas para queimar calorias e tonificar o corpo são as de RPM, Body Attack, Body Pump e Body Combat.
Se preferir os aparelhos de musculação, o ideal é conciliá-los com o uso de passadeira, remo, elíptica, bicicleta, o que ajuda a acelerar o metabolismo e, logo, a perder massa gorda.
Vá frequentemente à piscina, pois «a natação é uma boa opção para a perda de massa gorda, pelo facto de trabalhar muitos músculos, e previne lesões», refere Duarte Galvão. Assim, numa semana, por exemplo, vá um dia ao ginásio, um dia a uma aula e um dia à natação.
Elogio da sopa
Inicie a refeição com uma sopa de legumes, de preferência não passada para sentir-se mais saciada. No prato seguinte inclua novamente os legumes como recomenda Teresa Branco, fisiologista do controlo de peso:
«Ao comer a sopa já está a ingerir uma boa dose de vegetais, mas continua a ser importante incluí-los no prato principal. Quem não ingere de uma forma regular e em quantidade considerável este alimento, dificilmente conseguirá perder ou manter o peso, uma vez que os outras opções alimentares têm um valor calórico muito mais elevado».
No restaurante
Peça para retirarem os couverts da mesa não vá o tempo de espera traí-la. Caso a dose seja grande opte por partilhá-la como uma colega e complementá-la com salada ou legumes. À sobremesa prefira fruta ao natural.
Inove na cozinha
Cozinhe os alimentos ricos em hidratos de carbono juntamente com legumes para diminuir as calorias do prato, ou seja, faça arroz de grelos, de tomate... Tempere os cozinhados com azeite ou gorduras saudáveis como óleo de nozes, de amêndoa, de canola e de soja ou outros ingredientes light como o limão, as ervas aromáticas e as especiarias.
«Use azeite em substituição da manteiga para confeccionar ovos ou mesmo para as sandes ou torradas, mas sempre em doses moderadas, dado o seu valor calórico muito elevado», aconselha a especialista.
Aposte na fruta
Se a sua perdição são os doces experimente consumir diariamente alimentos que contenham fruta e verá que terá menos necessidade de ingerir alimentos ricos em açúcar com maior teor calórico.
Momento zen
Faça da refeição um momento de prazer, comendo devagar e mastigando bem os alimentos. Pouse os talheres a cada garfada e saboreie os alimentos para ter uma maior percepção de quando já está saciada, evitando comer em excesso.
Snacks saudáveis
Elimine do seu raio de visão tudo o que lhe possa despertar o apetite e fazê-la cair em tentação. Organize o frigorífico e a despensa destacando os alimentos bons e abolindo os piores.
Leve sempre consigo snacks saudáveis e de fácil conservação, que lhe permitam combater a fome sem recorrer às más opções das máquinas e pastelarias. Faça sanduíches minimalistas. Use pequenas fatias de pão (escuro) e apenas uma única fatia, de fiambre ou queijo, por exemplo.
Fonte, Revista Saber Viver
Sem comentários:
Enviar um comentário