Actualmente a musculação é procurada pelos mais diversos motivos e é recomendada por médicos como um exercício eficaz e que faz bem à saúde.
Nunca se esqueça de ter sempre um especialista para orientá-lo, para delinear o seu plano de treino, pois quando mal praticada pode causar problemas.
Conheça alguns dos seus benefícios:
- Previne a osteoporose: a musculação produz estímulos que desencadeiam reacções químicas sobre os ossos. Essas reacções fazem com que o esqueleto absorva melhor o cálcio, contribuindo para a boa formação da massa óssea.
- Aumenta a massa magra: com a prática da musculação, a chamada massa magra (tecido muscular) aumenta, à medida que a gordura diminui, já que esta é a fonte de energia para a realização dos exercícios.
- Ajuda a emagrecer: foi-se o tempo em que o conceito da musculação era apenas para ficar musculado. Também ajuda a queimar as gordurinhas que estão a mais no corpo. Um iniciante pode gastar cerca de 300 kcal/hora com a musculação.
- Combate a flacidez: a musculação trabalha os grupos musculares separadamente, por meio de contracções e alongamentos das fibras musculares. Com a prática do exercício, os músculos recebem mais nutrientes e os músculos vão-se tonificando, assim como as fibras musculares que se tornam mais espessas.
- Melhora a postura: com a prática da musculação, a pessoa tonifica a musculatura dorsal e consegue ficar com a postura correta.
- Evita lesões musculares: como os exercícios são feitos em aparelhos, o risco de sofrer uma lesão é mínimo.
- Diminui os níveis do colesterol: a musculação ajuda a diminuir o colesterol devido ao gasto de energia. Isto porque a prática de exercício ajuda a aumentar o calibre das artérias, fazendo com que o fluxo sanguíneo fique mais forte e consiga levar os resíduos que se acumulam na artéria.
- Modela: como a musculação causa micro lesões nos músculos, o tecido muscular dá um estímulo para que pequenas reacções bioquímicas aconteçam para a reparação das mesmas e, desta forma, os músculos vão ganhando novas formas, mais definidas.
Fonte Revista Performance
Sem comentários:
Enviar um comentário