terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Gelo versus Calor: Quando Usar e Porquê?

A resposta para esta pergunta provoca muitas dúvidas e discussões, tanto na prática clínica quanto na área desportiva.

Frio

O uso de gelo, bolsas frias, spray de vapor frio ou um banho de imersão na água com gelo, deve ser utilizado principalmente entre as 48 e 72 horas após uma lesão.

Desta forma estará a reduzir o metabolismo pela menor necessidade de enviar oxigénio para as células, melhorando a recuperação com menores danos ao indivíduo.

Esta terapia é indicada para os casos de lesões musculares, entorses articulares, traumas agudos, luxações e com grande incidência para controle de edemas.

Calor

A termoterapia, aplicação terapêutica com o auxilio do calor superficial ou profundo, proporciona ao paciente uma sensação mais agradável e confortável, porém limita-se apenas aos casos onde o objectivo é de aliviar as dores, diminuir a rigidez articular, e relaxamento muscular, na ausência de edemas e hematomas.

Para tal objetivo podemos utilizar compressas de água, bolsas, imersão com água quente e infravermelho. Podemos estar a utilizar os benefícios de ambas as terapias, porém com os devidos cuidados e precauções.

É de fundamental importância a participação de um profissional qualificado para que o tratamento seja eficiente.

Vale a pena lembrar que tanto a aplicação do calor como a do frio é apenas uma parte do tratamento e não a única forma de solução dos sintomas.

Fonte, Revista Performance

Sem comentários:

Enviar um comentário