quinta-feira, 25 de julho de 2019

Barriga inchada o que fazer

A barriga inchada geralmente é um sinal clássico de excesso de gases intestinais, especialmente em pessoas que sofrem com prisão de ventre.

Sabias que a mudança de rotina como férias ou viagens, são causas frequentes de obstipação?

 barriga inchada

A obstipação ocorre quando o sistema digestivo não funciona como deveria e pode traduzir-se pelo aparecimento de fezes duras, dificuldade em evacuar ou sensação de evacuação incompleta, dor durante a evacuação, sensação de inchaço abdominal, dor nas costas e fadiga.

Além do desconforto causado, a obstipação conduz a uma maior retenção de gases, com distensão e dor abdominal, podendo levar à formação de fecaloma (as fezes tornam-se duras, exigindo assistência médica) e ao agravamento de doenças como hemorróidas, trombose hemorroidária e fissura anal aguda.

A obstipação também pode ser provocada por uma alimentação inadequada, com pouca fibra e poucos líquidos!

Para tratar este problema sem teres de estar sempre a recorrer a laxantes, podes fazer esta receita natural, muito eficaz neste tipo de situação:

  • Ferve 1 litro de água com um pedaço de gengibre durante 5 minutos. 
  • Deixa repousar cerca de 10 minutos, coa e adiciona o sumo de meio limão. 
  • Bebe logo de manhã em jejum e vai bebendo ao longo do dia.


 receita natural para barriga inchada

Podes também comer diariamente 3 ameixas pretas que ajudam o trânsito intestinal.


Nos dias de hoje as pessoas ingerem cada vez menos fibras. Internacionalmente recomenda-se um consumo médio diário de 20 a 35 gramas. Contudo, dificilmente se ultrapassa 12 gramas por dia. Ao baixo consumo de fibras aliam-se ainda outros factores, como: ingestão de alimentos que deixam poucos resíduos (carnes, ovos, peixes grelhados, pão branco e arroz), vida sedentária, retenção da vontade de evacuar (habitualmente por falta de tempo, falta de condições ou por vergonha) e o uso indiscriminado de laxantes.

A melhor solução para tratar da obstipação poderá começares a fazer exercício físico e teres uma boa alimentação que contenha uma boa percentagem de fibras.

Recomenda-se a ingestão de legumes, verduras cruas, alguns tipos de fruta, pão integral, farelo de trigo e aveia, e dois a três litros de líquido por dia.

Ao adoptares estas medidas estás também a contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol. Lembra-te que quanto mais cedo iniciares um tratamento, mais rápida será a melhora.

Por si só, a obstipação não é uma doença mas um sintoma que pode levar a outras patologias intestinais, como diverticulite, apendicite e até cancro do cólon.

Para uma barriga lisa e um trânsito intestinal regulado recomendamos como suplementos:
Gengibre & Limão PLUS Naturalia
Seca Barriga Especial Fibras
Gengibre & Limão Cápsulas Naturalia
Pack 2 Carvão Activado
Purlaxante 30 Comprimidos
Pack 2 Evacolax

Sem comentários:

Enviar um comentário