terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Cientistas descobrem causa da esclerose lateral amiotrófica (ELA)


Sabia-se que a esclerose lateral amiotrófica (ELA) provoca a morte dos neurónios responsáveis pelos movimentos do nosso corpo, levando os doentes a perder progressivamente a capacidade de se mover, de falar e, finalmente, de respirar.

Estudo pode ter chegado mais perto de desvendar esta doença e até encontrar uma possível cura.

Agora, um grupo de cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, diz ter descoberto a causa da esclerose lateral amiotrófica, ou pelo menos como é que a doença funciona.

Como reporta o Medical Daily, o estudo revelado na publicação PNAS revelou que uma proteína chamada SOD1 junta temporariamente três moléculas (os trímeros) tornando-se altamente tóxico para os neurónios motores (responsáveis pelos movimentos do nosso corpo), levando à morte dessas células.

O cientista que liderou esta investigação, Nikolay Dokholyan, diz que o próximo passo é descobrir uma forma de impedir a formação destes aglomerados. Levanta-se já a possibilidade de um medicamento poder ser testado daqui a dois anos.

Esta descoberta poderá contribuir ainda para o tratamento de outras doenças neurodegenerativas, como Parkinson ou Alzheimer.

O físico britânico Stephen Hawking é o doente com ELA mais conhecido em todo o mundo.

A população global tomou conhecimento e ganhou consciência desta doença neurológica degenerativa na altura do "desafio do balde de gelo", em 2014, que terá resultado em cerca de 100 milhões de dólares que reverteram a favor de investigação científica na área.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário