O Astragalus é conhecido como elixir da Longevidade e é de facto uma das ervas mais usadas na medicina tradicional chinesa. Por mais de 2.000 anos, naturopatas chineses usavam esta erva para ajudar o corpo humano a produzir energia e resistir a doenças e fortificar o sistema imunitário, desde doenças hepáticas e do coração e infecções variadas.
O Astragalus é conhecido como Ervilhaca de leite, Huang Qi, e Dragão Verde e é classificado como um adaptogénico. Isto significa que é uma substância que auxilia o metabolismo humano contra agressões diversas, incluindo física, mental ou emocional.
As principais acções do Astragalus são adaptogénicas e imunomoduladoras. As acções secundárias são anti-inflamatório, anti-viral, cardiotónico, diurético e hepatoprotetor.
Era considerado uma erva tão potente que há cerca de 5000 mil anos, somente os membros da família do Imperador é que eram autorizados a usar-lo. Aqueles que não eram membros, podiam ser condenados a morte caso fossem descobertos a usa-lo.
Astragalus é usado para atenuar o efeito das hormonas do stress, Cortisol, pois quando esta hormona aumenta, danifica as conexões de neurónios, prejudicando a produção das outras hormonas, baixa a imunidade, entre outros efeitos adversos prejudiciais.
Estudos da Universidade de Houston, mostraram que Astragalus pode melhorar a função imunológica em pacientes com cancro, aumentando a contagem de células T. Em tratamentos de quimioterapia, Astragalus proporciona atividade anti-neoplásica e diminui imunossupressão.
Astragalus reduz as consequências tanto com químio e radioterapia de fadiga, perda de peso, anemia, náuseas e perda de força.
O
Astragalus é uma planta medicinal que é muito utilizada para fortalecer o sistema imune, devido à presença de saponinas, que são substâncias activas que fortalecem o organismo, além de diminuírem o risco de surgimento de várias doenças, como resfriados, problemas cardiovasculares e, até cancro. Além disso, esta planta pode ainda ser usada para melhorar a sensação de falta de energia, reduzir o cansaço e combater o estresse e o colesterol alto.
A parte do astrágalo utilizada para obter estes efeitos é a sua raiz, que pode ser vendida seca para a preparação de chás ou sob a forma de tintura, cápsulas ou cremes, por exemplo.
8 Propriedades e possíveis Benefícios do Astragalus:
Diversas pesquisas colocam o Astragalus como um suplemento imunoestimulante, anticarcinogênico, antiviral, antioxidante, hepatoprotetor e hipotensor.
1 – Efeito imunomodulador –
Fortalece o sistema imunológico
O Astragalus tem sido usado para aumentar a resposta do sistema imunológico no tratamento de gripes e infecções do trato respiratório superior. Em um estudo epidemiológico feito na China, envolvendo 1000 voluntários, foi reportado um efeito preventivo contra a gripe comum. Constatou-se que a administração de Astragalus, tanto na forma oral como em spray nasal, diminuiu a incidência da gripe, bem como seus sintomas.
2 – Acção anticarcinogênica – Ajuda na prevenção contra o cancro
Alguns estudos avaliaram o uso do Astragalus no tratamento do cancro, tanto como um agente directo de contenção da doença – sendo utilizado sozinho; como em função coadjuvante, usado combinado com outras substâncias como o Ligustrum (Ligustrum lucidum). Pacientes com cancro de mama utilizaram a combinação Astragalus/ Ligustrum associado ao tratamento convencional, mostraram uma diminuição significativa do índice de fatalidades pela doença.
O Astragalus apresentou efeito quase insignificante no tratamento de cancro do útero. No entanto, em outro estudo, que avaliou a combinação da planta para o tratamento convencional de cancro de pulmão, houve um aumento significante na sobrevida dos pacientes.
3 – Age como protector do coração e do sistema circulatório
São as propriedades antioxidantes do astrágalo que parecem reforçar alguns músculos específicos do coração e melhorar a circulação do sangue. Como resultado, pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio podem se recuperar mais rápido e melhor com o uso do suplemento.
Ele possui agentes químicos que podem ajudar os vasos sanguíneos a relaxarem e pode ser benéfico no tratamento de diferentes doenças cardíacas. Além disso, o Astragalus é considerado um diurético capaz de reduzir a pressão sanguínea e é também uma opção na luta contra os níveis elevados de colesterol.
4 – Protege o fígado e ajuda a tratar a hepatite crónica
Na China o Astragalus é comumente utilizado no tratamento da hepatite crônica. De acordo com alguns estudos, com cerca de dois meses de tratamento com esta raiz, os níveis elevados de enzima SGPT (associada à hepatite), retornam ao normal assim como os sintomas causados pela hepatite nos pacientes testados. Em outro estudo, onde foi utilizada uma preparação injetável do astragalo, foi reportada uma diminuição desta mesma enzima em 80% dos pacientes.
5 – Efeito antiviral
O Astragalus é uma erva que age impulsionando o trabalho do sistema imunológico aumentando a defesa do corpo contra vários tipos de vírus. A planta pode ser usada na forma de cápsula, tintura ou mesmo adicionado aos alimentos para esta finalidade.
6 – Acção antioxidante e protector celular
Os flavonoides são os principais constituintes antioxidantes do astragalo. Eles exercem efeitos importantes na protecção da constituição celular e podem agir contra doenças cardiovasculares, pulmonares, renais e hepáticas.
Estudos mostram seu efeito como inibidor da produção de radicais livres e também da oxidação de gorduras no organismo. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento e também a uma série de doenças degenerativas.
7 – Efeito tonificante contra a fadiga
O Astragalus parece ter propriedades tónicas que ajudam no bem-estar geral. Um estudo publicado pelo jornal Clinical Investigative Medicine, avaliou a capacidade do Astragalus de reduzir a fadiga em pacientes com cancro avançado. Os pacientes foram tratados com um extracto purificado de Astragalus Membranaceous em dois ciclos de um mês. Após o primeiro mês, 82% dos pacientes relataram sentir-se melhor e com mais energia. No mês seguinte, 71% do grupo restante relatou melhora na energia, vitalidade e sensação de jovialidade.
8 – Efeito antidiabético
O consumo do Astragalus em pacientes diabéticos tem se mostrado eficiente para um melhor controle do açúcar no sangue. O uso da planta melhora a saúde das células e conduz a uma melhora na sua habilidade em metabolizar diferentes nutrientes.
De acordo com estudos feitos em animais e também humanos, as saponinas, isoflavonas e polissacarídeos no Astragalus podem diminuir a glicose no sangue e alterar a sensibilidade do paciente à insulina.
Quem não deve usar:
O astrágalo é contra-indicado em pessoas com hipersensibilidade a esta planta medicinal. Além disso, deve ser usado apenas com indicação médica em pessoas com doenças autoimunes, como esclerose múltipla ou artrite reumatoide, e deve ser evitado por mulheres grávidas ou a amamentar.
O uso desta planta pode ainda alterar o efeito de alguns remédios como a ciclofosfamida, o lítio e medicamentos imunossupressores.
Fonte: www.mundoboaforma.com.br
Como Suplementos Recomendamos: