terça-feira, 24 de setembro de 2019

Insónias? Causas, sintomas e tratamento

Quantas vezes já não desesperou, farta de contar carneiros e de lutar contra insónias? Dificuldade em adormecer, acordar várias vezes durante a noite e sentir-se cansada ao levantar...

Ponha já as insónias a dormir!
 insónias

A insónia define-se como uma queixa de insatisfação relativamente à quantidade ou qualidade do sono, associada a um (ou mais) dos seguintes sintomas:

  • Dificuldade em iniciar o sono
  • Dificuldade em manter o sono, caracterizada por despertares frequentes ou dificuldade em reiniciar o sono após estes despertares
  • Acordar muito cedo pela manhã, com incapacidade em voltar a dormir.

Sabia que...
Segundo estatísticas 30-35% da população mundial sofre de insónia!

Nem sempre é fácil conseguir desligar-se de todo o stress e preocupações do dia a dia e deitar a cabeça na cama relaxado. Cada vez mais é isso que está a acontecer à maior parte das pessoas, que não consegue descansar após um dia de trabalho e que está constantemente a acordar durante a noite.

Quantas horas de Sono necessitamos?
Nem todas as pessoas necessitam de dormir as mesmas horas. Devemos dormir as horas que nos proporcionem o descanso suficiente para render durante o dia de forma normal, o que pode variar de pessoa para pessoa em função de múltiplos factores, como por exemplo, a idade. Um recém-nascido necessita de 14 a 17 horas de sono e um adolescente entre 8 a 10, sendo que os adultos necessitam em geral de 7 a 9 horas de sono. À medida que a idade vai aumentando, geralmente o sono tende a ser mais superficial, continuando as necessidades diárias a serem muito similares.

Causas da insónia:
A insónia é o transtorno do sono mais frequente. Pode ser um sintoma de alterações fisiológicas, orgânicas ou psicológicas.

A insónia, em função da sua gravidade e duração, classifica-se em:
Insónia episódica: sintomas durante pelo menos 1 mês, mas menos do que 3 meses.
Insónia crónica: sintomas durante 3 ou mais meses.

Causas Fisiológicas:
As mais comuns são a existência de ambientes ruidosos, quentes ou desagradáveis, mudanças frequentes de horário ou de turnos de trabalho, viagens intercontinentais (jet lag) e o consumo de álcool, café ou tabaco.

Causas Orgânicas:
Dor e mal-estar corporal. Nestes casos, a insónia geralmente é do tipo crónico.

Causas Psicológicas:
As causas psicológicas mais frequentes são o stress da rotina diária e acontecimentos do tipo pessoal, afectivo e laboral que podem desencadear sintomas de ansiedade ou depressão.

Porque é que as insónias estão associadas à menopausa?
– Os afrontamentos e os suores nocturnos, associados à diminuição dos estrogénios, fazem com que o sono seja de pior qualidade, e que a mulher acorde várias vezes durante a noite.

– Distúrbios emocionais – o aparecimento de ansiedade e stress são habituais nesta etapa da vida da mulher, e alteram o sono. O dormir mal tem repercussões na qualidade de vida e faz aumentar a possibilidade de ocorrerem acidentes e riscos cardiovasculares.

Fonte: Bial®

Recomendamos Suplementos à base de:
Melatonina que contribui para reduzir o tempo necessário para adormecer e contribui para alívio dos sintomas subjectivos da diferença horária.
 Melatonina
Valeriana conhecida por ser um produto natural óptimo para combater a ansiedade, é uma boa aposta para tomar antes de se deitar. O facto de o deixar sonolento faz com que o stress e a ansiedade passem para segundo plano.

Veja Aqui os nossos Suplementos!

Sem comentários:

Enviar um comentário