A sua utilização tradicional em fitoterapia, era originalmente reservada ao imperador e aos grandes senhores feudais e remonta a tempos muito antigos. Actualmente, o ginseng é utilizado essencialmente pela sua acção tónica geral no rendimento físico e intelectual. Na China o ginseng é utilizado também como afrodisíaco masculino.
O ginseng (Panax ginseng) é uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional chinesa. A sua raíz, que, curiosamente, tem uma forma geral que se assemelha à do corpo humano, é utilizada como terapêutica há centenas de anos sendo possível encontrar referências a esta planta em livros de medicina chinesa datados de 43 a.C.
A medicina chinesa atribui-lhe diversos efeitos como aumentar o fornecimento de sangue aos órgãos, estimular as respostas imunológicas, reforçar a memória, ter propriedades afrodisíacas, activando, de um modo geral, a energia vital (Chi) tão importante na medicina oriental.
O consumo de ginseng ajuda a combater a fadiga e o stresse, a activar o sistema imunitário, a aumentar a capacidade física e mental e a prevenir os efeitos de um envelhecimento precoce. São igualmente de salientar os efeitos positivos como adjuvante no tratamento de doenças cardiovasculares, na normalização dos níveis de açúcar no sangue.
O Ginseng pode ser útil em diversas situações:
- Em casos de fadiga física, sexual ou mental, em períodos de excesso de trabalho (físico ou intelectual): as diversas acções, no seu conjunto, permitem induzir uma melhor produção e/ou utilização da energia com diminuição dos sintomas de exaustão;
- Em doentes idosos, que frequentemente entram em estados de astenia e depressão: aumenta as capacidades físicas e psíquicas, a resistência às doenças, permite convalescenças mais rápidas, melhora o humor;
- No desporto: melhora as capacidades intelectuais e motoras, optimiza o consumo de oxigénio e as capacidades respiratórias, favorece a recuperação após o esforço; de um modo geral, permite aumentar o rendimento desportivo sem ter efeitos dopantes, razões pelas quais o Ginseng é utilizado por várias equipas olímpicas;
- Em doentes a fazer quimioterapia: pode ajudar a aumentar a resistência aos efeitos secundários deste tratamento.
O ginseng não é milagroso nem panaceia para todas as nossas maleitas, mas é sem dúvida, um auxiliar precioso para o nosso bem-estar, quer físico quer psíquico.
As recomendações são de Pedro Lôbo do Vale, Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar e Consultor da Associação Portuguesa de Alimentação Racional e Suplementos Alimentares.
Fonte: lifestyle.sapo.pt por Pedro Lôbo do Vale
Como Suplementos recomendamos:
Ginseng - Alpha 90 cápsulas
Ginseng Xarope 200ml
Biosamara - Ginseng Siberiano Pó
Panax Ginseng - NOW 100 cápsulas
Sem comentários:
Enviar um comentário