Ao reduzir a absorção dos açúcares, vai obrigar o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada. É esta a estratégia do café verde para emagrecer.
O café é a bebida sem álcool mais conhecida e consumida em todo o mundo. É originário da Etiópia e deste arbusto é retirado o grão de café. O grão de café não torrado, ou café verde (da espécie coffea arábica) possui como principais constituintes a cafeína (0,06-0,32%), a teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), os taninos e flavonóides (antioxidantes) e o ácido clorogénico (7-10%), onde se destaca o ácido 5 cafeoilquínico.
Sabia que… o café verde ajuda a baixar a tensão arterial: estudos feitos em humanos demonstraram que o ácido clorogénico, nomeadamente o ácido 5-cafeoilquínico presente no café verde, tem um efeito hipotensor.
Combate a gordura
Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogénico presentes no extracto de café verde podem diminuir a acumulação de gordura nas células (aclipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção do aumento de peso.
Para além disso, alguns compostos deste extracto (ácido feruloilquhiico e o ácido neoclorogénico) aumentam a actividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extracto de café verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gordo.
Efeito anti-diabetes
Existem investigações que demonstram que o ácido clorogénico, em especial o ácido 5 cafeoilquínico, reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subsequente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicéridos do tecido adiposo.
Antioxidante
Actualmente, sabe-se que os radicais livres estão implicados no desenvolvimento de diversas doenças e que os antioxidantes, sobretudo os provenientes do reino vegetal são fundamentais no seu combate. O extracto de café verde contém polifenóis (taninos e flavonóides) que actuam como antioxidantes e podem neutralizar ou estabilizar os radicais livres antes de estes causarem danos no organismo.
Amigo do coração
O ácido clorogénico ajuda a diminuir os níveis circulantes de homocisteína total (um aminoácido, cuja elevada concentração na corrente sanguínea constitui um factor de risco cardiovascular tão ou mais importante que o colesterol) e aumenta a vasoreactividade, o que pode ajudar a evitar possíveis alterações da circulação sanguínea. O extracto de café verde e a sua composição em cafeína têm um marcado efeito na redução dos triglicéridos no sangue.
Bom humor
O ácido clorogénico influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão. Para quem segue uma dieta de controlo de peso, pode ser urna ajuda importante. Já a cafeína presente no café verde, inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção.
Contra-indicações e dosagens
O café verde está contra-indicado para pessoas que sofram de ansiedade ou nervosismo, hipertiroidismo, gastrite crónica e úlceras duodenais e em crianças, sobretudo se sofrerem de hiperactividade. Como suplemento para emagrecer os estudos científicos apontam um consumo de 100 a 200mg de extracto de café verde por dia.
Suplementos com café verde:
- Green Coffee Fharmonat
- Green Coffee Maxi Plus
- Green Coffe Maxi Plus Xarope
- Green Coffee Line
- Green Coffee Maxi Plus
- Green Coffe Maxi Plus Xarope
- Green Coffee Line
Fonte, Revista 100% Natural