segunda-feira, 31 de maio de 2010

Café verde - Emagrecer sem cafeína!

Ao reduzir a absorção dos açúcares, vai obrigar o corpo a procurar outras fontes de energia, como a gordura acumulada. É esta a estratégia do café verde para emagrecer.

O café é a bebida sem álcool mais conhecida e consumida em todo o mundo. É originário da Etiópia e deste arbusto é retirado o grão de café. O grão de café não torrado, ou café verde (da espécie coffea arábica) possui como principais constituintes a cafeína (0,06-0,32%), a teobromina e teofilina (parentes químicos da cafeína, que agem como estimulantes naturais), os taninos e flavonóides (antioxidantes) e o ácido clorogénico (7-10%), onde se destaca o ácido 5 cafeoilquínico.

Sabia que… o café verde ajuda a baixar a tensão arterial: estudos feitos em humanos demonstraram que o ácido clorogénico, nomeadamente o ácido 5-cafeoilquínico presente no café verde, tem um efeito hipotensor.

Combate a gordura
Os estudos demonstraram que a cafeína e o ácido clorogénico presentes no extracto de café verde podem diminuir a acumulação de gordura nas células (aclipócitos) e quando comparado com o café torrado tem um efeito superior na prevenção do aumento de peso.
Para além disso, alguns compostos deste extracto (ácido feruloilquhiico e o ácido neoclorogénico) aumentam a actividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado. Assim, o extracto de café verde pode ser utilizado na prevenção do fígado gordo.

Efeito anti-diabetes
Existem investigações que demonstram que o ácido clorogénico, em especial o ácido 5 cafeoilquínico, reduz a absorção intestinal dos açúcares (glucose), regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo desta forma a acumulação subsequente de gordura corporal, e contribui para a libertação e decomposição de triglicéridos do tecido adiposo.

Antioxidante
Actualmente, sabe-se que os radicais livres estão implicados no desenvolvimento de diversas doenças e que os antioxidantes, sobretudo os provenientes do reino vegetal são fundamentais no seu combate. O extracto de café verde contém polifenóis (taninos e flavonóides) que actuam como antioxidantes e podem neutralizar ou estabilizar os radicais livres antes de estes causarem danos no organismo.

Amigo do coração
O ácido clorogénico ajuda a diminuir os níveis circulantes de homocisteína total (um aminoácido, cuja elevada concentração na corrente sanguínea constitui um factor de risco cardiovascular tão ou mais importante que o colesterol) e aumenta a vasoreactividade, o que pode ajudar a evitar possíveis alterações da circulação sanguínea. O extracto de café verde e a sua composição em cafeína têm um marcado efeito na redução dos triglicéridos no sangue.

Bom humor
O ácido clorogénico influencia o humor, combatendo os sentimentos de apatia e depressão. Para quem segue uma dieta de controlo de peso, pode ser urna ajuda importante. Já a cafeína presente no café verde, inibe o efeito do neurotransmissor responsável por induzir o sono, estimulando assim a atenção.

Contra-indicações e dosagens
O café verde está contra-indicado para pessoas que sofram de ansiedade ou nervosismo, hipertiroidismo, gastrite crónica e úlceras duodenais e em crianças, sobretudo se sofrerem de hiperactividade. Como suplemento para emagrecer os estudos científicos apontam um consumo de 100 a 200mg de extracto de café verde por dia.

Suplementos com café verde:

Fonte, Revista 100% Natural

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como aliviar ou evitar as cãibras?


- Contrair o músculo oposto ao que está a doer. Se a cãibra for na barriga da perna, alongar os músculos da parte da frente, esticando o pé para trás.

- Arrefecer a zona afectada. Utilizar sacos de gelo sobre o músculo afectado de forma a reduzir o traumatismo muscular. O frio ajuda os vasos sanguíneos a contraírem-se, afastando o excesso de irrigação do músculo atingido.

- Beber muitos líquidos, principalmente água. Uma das causas das cãibras musculares é a desidratação.

- Come bananas. A banana aumenta os níveis de potássio, o que ajuda a prevenir rupturas e cãibras musculares.

- Evitar o calor. O calor não é favorável. Pode parecer que melhora mas é altamente prejudicial, pois aumenta a circulação sanguínea dilatando os vasos e provocando estragos musculares.

Suplementação:

Fonte, Revista SportLife

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Alongamentos pós-treino

Previnem lesões, têm um efeito de relaxamento, são benéficos para o sistema circulatório. Os alongamentos são indispensáveis depois de um treino ou prova. Saiba os principais músculos a alongar e descubra a forma correcta de fazê-lo.

Porque se devem fazer alongamentos?
- Relaxam os músculos;
- Evitam o encurtamento muscular e permitem o regresso do músculo ao seu comprimento normal;
- Mantêm e/ou aumentam a amplitude dos movimentos;
- Evitam e/ou eliminam problemas posturais que alteram o centro de gravidade provocando adaptação muscular;
- Promovem a relaxação da tensão e do stresse;

E ainda previnem lesões por sobrecarga, ajudam a repor o equilíbrio entre os músculos agonistas (responsáveis por um movimento) e antagonistas (responsáveis pelo músculo contrário a esse) e contribuem para uma maior consciência corporal.

Principais músculos a alongar:




Flexores laterais da cervical (esterno-cleido-mastoideu, angular da omoplata e escalenos).






Flexores laterais do tronco (pequeno oblíquo do abdómen, grande oblíquo do abdómen, músculos sacro-costais e quadrado dos lombos).





Flexores da coxa (quadricípite crural, costureiro e psoas ilíaco).







Flexores do pé (tricípite sural, tibial posterior, longo peroneal lateral e curto peroneal lateral).



Extensores da coxa (bicípite crural, semitendinoso, semimembranoso e grande glúteo).




Adutores da coxa (pectíneo, recto interno e adutores).

Orientações gerais para os exercícios de alongamentos:
- O músculo deve ser mantido numa posição estática durante 20 a 30 segundos, realizando-se 1 a 3 repetições.
- É necessário conseguir uma relaxação completa e voluntária do músculo que está a ser alongado.
- O movimento deve ser realizado até a uma posição em que se sinta um mínimo de desconforto. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro-lesões na musculatura.
- A respiração deve ser lenta e natural.
- Deve alongar-se sempre os músculos que foram utilizados na actividade física ou que estejam encurtados.
- Devem ser escolhidas posições seguras de alongamento, que preservem um bom alinhamento postural.
Fonte, Revista Performance

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Glúteos e coxas firmes... e sem celulite!

3 simples exercícios para fazer em casa

A celulite e a perda de firmeza nos glúteos e nas coxas são dois dos principais inconvenientes que encontramos no nosso corpo quando queremos defini-lo. Muitas vezes, a chegada do sol apanha-nos desprevenidas e não temos tempo suficiente para solucionar a flacidez e a chamada pele casca de laranja.
Por isso, precisamos de um plano de ataque específico para estas partes do corpo. O que lhe sugerimos tem a vantagem de ser muito fácil de pôr em prática: pode fazer os exercícios em sua casa, sem precisar sequer de ir ao ginásio.

Passo de bailarina
Coloque-se de pé, com os calcanhares juntos e os joelhos virados para fora, assim como as pontas dos pés. Flicta os cotovelos e segure os pesos à altura dos ombros. Flicta os joelhos e baixe ligeiramente as ancas (a ênfase maior é feita nos glúteos e músculos abdutores da coxa, parte externa).
Mantenha o pé esquerdo no chão, utilize a parte superior das ancas e os músculos das coxas e dos glúteos para deslizar o pé direito para o lado direito. Mantenha a posição, deslize o pé direito em direcção ao esquerdo, esticando as pernas e voltando à posição inicial (a ênfase maior é feita nos músculos adutores da coxa, parte interna).
Faça 2—3 séries de 15—20 repetições, descansando 30 segundos entre séries.

Reforço de ancas
De pé, com as pernas afastadas à largura das ancas, os abdominais contraídos e os braços cruzados à frente dos ombros, flicta o joelho direito e depois suba a perna esquerda, contraindo os músculos da coxa.
Baixe a perna esquerda e suba-a para o lado, mantendo-a esticada. Baixe a perna até à posição inicial; repita e mude para a outra perna (para além de trabalhar os glúteos e os quadríceps, este exercício fortalece a musculatura do tornozelo e trabalha o equilíbrio).
Faça 2—3 séries de 15—20 repetições, descansando 30 segundos entre séries.

Lunges
De pé, com os pesos nas mãos, leve a perna direita atrás. Flicta os joelhos até formarem um ângulo de 90º e baixe as ancas.
Estique as pernas e deixe que o peso do seu corpo caia sobre o pé esquerdo. Levante o pé direito e flicta o joelho. Leve o calcanhar direito até aos glúteos.
Faça 2—3 séries de 15—20 repetições, descansando 30 segundos entre séries.
Fonte, Revista Prevenir

terça-feira, 25 de maio de 2010

Power Balance Portugal
Já é uma realidade em todo o mundo.
Personalidades do mundo do desporto já testaram, aprovaram e usam Power Balance no seu dia-a-dia.

Não apenas desportistas, mas todas as pessoas que usam Power Balance sentem os efeitos imediatos e conseguem obter melhor qualidade de vida.

Com Power Balance aumente o equilíbrio, a força e a flexibilidade!

O Power Balance é um produto desenvolvido por um cientista da NASA. Consiste numa pulseira com um holograma quântico feito a uma frequência que entra em contacto com o campo energético do nosso corpo, aumentando a eficiência dos sistemas electrónicos, físicos e orgânicos do corpo.

Dos seus benefícios, destacam-se a melhoria de equilíbrio, o aumento da força, uma maior amplitude de movimentos e um bem-estar geral, qualquer pessoa pode e deve usar.

Veja mais informações aqui.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Exercícios no trabalho previnem cansaço

Nas pausas, aproveite para relaxar os músculos, repousar os olhos e aliviar o stresse com as dicas dos nossos vídeos.

Faça uma pausa de 15 minutos em cada duas horas, levante-se da cadeira e ande um pouco. Se não for possível, alterne tarefas que exijam um grande esforço da vista, como ler e escrever, com outras menos exigentes, como arquivar documentos ou enviar correio. De preferência, estas devem implicar alguma mobilidade.

Se tiver de subir ou descer de andar, opte pelas escadas para esticar as pernas em vez do elevador.

Cada exercício pode ser repetido, mas sem esforços desnecessários. Se sentir dor, não insista e passe para o exercício seguinte.

Veja aqui alguns exercícios que pode fazer e quais os erros mais comuns.
Fonte, Deco Proteste

sexta-feira, 21 de maio de 2010

10 Conselhos do Coração

Fernando de Pádua, director do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva, recorda a máxima que aprendeu nos Estados Unidos, há mais de 50 anos, com o seu mestre Paul White: “adoecer ou morrer do coração, antes dos 80, é culpa do homem e não de Deus ou da Natureza”.

É no sentido de ajudar a população portuguesa, promovendo-lhe saúde e prevenindo-lhe a doença, que o INCP fomenta actividades preventivas, conducentes à redução dos factores de risco, modificação de atitudes e comportamentos e alteração de estilos de vida. E acrescentamos um (nº 10). Para que o seu coração não pare.

Tabaco – não comece a fumar. Se fuma, pare o mais depressa possível, recorrendo a ajuda, se necessário. Não fume passivamente (o fumo dos outros);

Hipertensão Arterial – reduza o sal da alimentação, o álcool (não mais que 2 dl/dia) e o peso. Meça a tensão arterial e procure o médico, se esta for de 14/9 ou mais;

Erros Alimentares – controle o seu peso. Coma menos gorduras (sobretudo saturadas), menos doces (sobretudo açúcar refinado), aumente as frutas e as verduras, reduza o sal (para menos 5 g por dia – habitualmente usamos 15 a 25) e o álcool;

Colesterol – saiba o seu valor de colesterol no sangue, reduza a ingestão de gorduras saturadas e de colesterol (manteiga, leite e queijos gordos, ovos, gordura da carne), substituindo-as por gorduras não saturadas (azeite, óleos vegetais, margarinas moles, peixes e carnes brancas);

Diabetes – controle o valor do açúcar no sangue e procure o médico se o valor não for normal;

Triglicéridos – se estiverem altos, deverá reduzir o peso, as calorias alimentares, o álcool e aumentar o exercício;

Stress – não exija de si o que não pode dar, nem deixe que outros o exijam; aprenda a relaxar e a gerir o seu tempo, com intervalos livres para si (durante o dia, semana, ano) e cultive com cuidado as amizades;

Sedentarismo – um dos erros mais frequentes; faça uma pequena marcha a pé, todos os dias; habitue-se desde criança a uma vida desportiva; aproveite ocasiões para continuar activo (subir escadas, dança, jardinagem);

Hereditariedade – inicie o mais cedo possível a prática de hábitos saudáveis, especialmente no caso dos seus progenitores ou familiares mais próximos terem doença cardio ou cerebrovascular precoce, ou morte súbita no seu passado clínico; é possível que algumas das suas situações de risco surjam nos seus filhos, quer por hereditariedade, quer pelo estilo de vida comum;

Suplementação – alimente o coração com suplementos que reduzam o mau colesterol, a pressão arterial e os níveis de homocisteína; estes podem também ser úteis na prevenção de um ataque cardíaco.

Sugestões eNetural:

Fonte, Revista Performance

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Saiba o que comer antes e depois dos treinos para maximizar os resultados

Manter a qualidade da alimentação é essencial para a definição corporal. Já os suplementos são fundamentais para complementar a dieta e melhorar a performance. É importante conhecer também quais os suplementos mais indicados para o pré-treino e quais devem ser consumidos pós-treino. Essa decisão é fundamental para que tire o máximo proveito do exercício.

Nesse artigo, vai ficar a saber qual o melhor momento para ingerir alguns dos suplementos mais conhecidos e quais são os alimentos mais indicados para antes e depois dos exercícios.

Veja como aproveitar a sua alimentação e a suplementação ao máximo:

1. Alimentação Pré-Treino
Uma alimentação adequada antes do treino, pode proporcionar mais força para conseguir aumentar a carga ou o número de repetições da série. Os suplementos devem ser tomados de 15 a 45 minutos antes do treino. Caso treine depois do almoço ou do jantar, faça um intervalo de 1 a 2 horas antes de começar a treinar e inclua hidratos de carbono nesta refeição para evitar que o corpo utilize a proteína muscular como fonte de energia.

Relativamente a suplementação, os mais indicados no pré-treino são:

Multivitamínicos: o consumo de um multivitamínico pela manhã ou antes do treino é excelente para a manutenção de um bom funcionamento do organismo. O corpo necessita de vitaminas e minerais para praticamente todos os movimentos básicos. Os multivitamínicos ajudam na digestão dos alimentos, fornecem energia aos músculos durante as actividades físicas e auxiliam na recuperação muscular.
Sem vitaminas e minerais adequados, essas funções básicas do corpo não encontram espaço para agir.

Termogénicos: estimulam o corpo, aumentam os níveis de energia, além de queimar gordura. São excelentes antes dos treinos aeróbicos.

L-Carnitina: ajuda na redução da gordura corporal, convertendo a gordura em energia.

BCAA: estudos comprovaram que o uso de suplementos de BCAA antes e durante os treinos melhora consideravelmente as respostas fisiológicas e psicológicas aos exercícios.

Ácidos Gordos Essenciais: necessários para manter os níveis de testosterona e de energia em alta. São fundamentais para absorção de vitaminas lipossolúveis e dão saciedade durante o treino.

Óxido Nítrico: faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e levem mais oxigénio e nutrientes para o músculo. Também faz com que o inchaço muscular permaneça mesmo após o término do exercício, dando um aspecto permanente de dureza nos músculos.

2. Alimentação Pós-Treino
O trabalho com carga causa microlesões nas fibras musculares. Durante o período de recuperação, as fibras são refeitas, ficando maiores e mais fortes para aguentar melhor o esforço. Para auxiliar na recuperação das fibras musculares é necessário oferecer ao organismo fontes de proteínas e de glicogénio.
É muito importante que você faça uma refeição rápida depois do treino. Esta refeição deve ser de rápido consumo e fácil digestão, preferencialmente um líquido.
O objectivo será repor as reservas de glicogénio, inibir a destruição de proteínas e elevar a síntese proteica. Isso ajudará na construção muscular e inibirá a destruição da massa magra.

Para a primeira refeição pós-treino, algumas dicas:
Proteína Whey: essencial para ajudar na construção muscular e para evitar a flacidez. É um dos suplementos mais consumidos por quem pratica exercício.

BCAA: também são muito importantes para aumentar a síntese proteica. Se quer ganhar músculos de forma mais rápida, os BCAA’s não podem faltar.

Antioxidantes: vão reduzir o stress muscular, inibindo a acção dos radicais-livres.

L-Glutamina: depois de um treino intenso, os níveis de Glutamina no organismo reduzem a quase metade dos níveis normais. A suplementação de glutamina minimiza o desgaste muscular e melhora o metabolismo das proteínas, potencializando o seu ganho de massa magra.

Um item fundamental, que deve estar presente antes, durante e depois dos treinos, é a bebida hidratante/energética. Deve manter-se sempre hidratado, pois é essencial para que os músculos se possam destacar.
Fonte, CorpoPerfeito

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O desporto certo para cada problema

As modalidades que mais se adequam aos males de que sofre

O melhor descanso é praticar exercício e manter-se activo. Não obstante, nem todos os corpos são iguais.

Cada qual tem os seus problemas, e uns adaptam-se a alguns desportos melhor do que outros. Siga as seguintes recomendações:

Cardiopatias
A actividade mais completa é a natação, uma vez que a sua prática continuada aumenta a resistência cardiovascular até 30%.

Colesterol alto
O ténis e o futebol são excelentes queimadores de gorduras. Não convêm a pessoas com pé chato, tendinites, artroses ou problemas nos joelhos, pulsos e cotovelos.

Dores musculares e stress
O pedestrianismo é ideal para praticar ao ar livre e partilhá-lo com a família ou amigos. Caminhar melhora a capacidade aeróbica (de utilizar o oxigénio para gerar a energia que será gasta durante a actividade física), tonifica os músculos, alivia as contracções e elimina as tensões. É o exercício perfeito para pessoas sedentárias e principiantes.

Excesso de peso
Correr é um desporto indicado para emagrecer porque queima gorduras, hidratos de carbono e água. Para o praticar é importante usar sapatos cómodos e flexíveis, e correr logo de manhã ou ao fim da tarde.
Fonte, Sapo Saúde

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Plano Alimentar de Manutenção

A pedido de vários clientes, hoje deixamos aqui um Plano Alimentar de Manutenção. Este plano é ideal para evitar o chamado efeito iô-iô após ter alcançado o peso ideal.

Um Plano de manutenção pode e deve ser seguido durante toda a vida: não só promove uma alimentação equilibrada, ajudando a controlar o peso, como também contribui para manter a saúde.

O Plano de dieta de manutenção foi elaborado de forma a prevenir doenças graves, como as cardiovasculares (primeira causa de morte no nosso país), cancro, diabetes, doenças osteoarticulares e obesidade.

Este tipo de dieta oferece protecção contra:
- Doenças do coração
- Ataques cardíacos (e possíveis repetições)
- Diabetes
- Excesso de peso e obesidade
- Cancros (como o da mama e do cólon)

Quais os benefícios da Dieta de Manutenção?
- Diminuição dos níveis de colesterol e triglicéridos no sangue
- Diminuição da pressão arterial
- Controlo do peso
- Prevenção da formação de coágulos sanguíneos
- Acção antioxidante protectora das células, pela eliminação dos radicais livres

Plano Alimentar
8h00
- 1 copo de água
- 1 tigela de cereais integrais com leite meio gordo
- 1 taça de chá/café e 1 pão de mistura com queijo fresco

10h30
- 1 copo de água
- 1 peça de fruta variada (equivalente a uma maçã)

13h00
- 1 copo de água
- 1 sopa de legumes sem batata nem cenoura (evitar leguminosas, canja e peixe). Deixar metade dos legumes inteiros ou acrescentar 2 colheres de sopa de farelo de aveia.
- 1 prato repartido: 1⁄2 com legumes ou salada, 1⁄4 com massa ou arroz integral e o outro 1⁄4 com qualquer tipo de peixe, carnes brancas (coelho, galinha, peru), tofu ou seitan.

16h00
- 1 copo de água
- 1 maçã reineta ou pêra

18h00
- 1 copo de água
- 1 iogurte sólido natural magro (ou de soja) ou um batido de proteínas de soja (ou de soro do leite)

20h00
- 1 copo de água
- 1 sopa de legumes sem batata nem cenoura (evitar leguminosas, canja e peixe). Deixar metade dos legumes inteiros ou acrescentar 2 colheres de sopa de farelo de aveia.
- 1 Prato repartido: 1⁄2 com legumes ou salada, 1⁄4 com massa ou arroz integral e o outro 1⁄4 com qualquer tipo de peixe, carnes brancas (coelho, galinha, peru), tofu ou seitan. (se não sentir apetite para ingerir os alimentos de um prato inteiro, pode optar por 2 pratos de sopa).

23h00
- 1 chá de cidreira ou de camomila. Pode complementar com uma pequena fatia de pão e queijo fresco.

A Dieta de Manutenção faz parte de um estilo de vida saudável baseado nos seguintes hábitos:
1 - Prática regular de exercício
2 - Manutenção do peso saudável
3 - Não fumar
4 - Controlo do stress
5 - Evitar álcool em excesso

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Relora - Saiba como controlar o stress e o apetite relacionado com ansiedade


O stress pode ser designado como um conjunto de reacções que vão alterar o equilíbrio físico, mental e emocional. Apesar de ser um mecanismo normal e até benéfico, quando em excesso, vai afectar negativamente o organismo.


Em situações constantes de stress, os níveis da hormona cortisol podem aumentar excessivamente. Isto vai originar o aumento da pressão arterial, catabolismo muscular, insónias, aumento dos níveis de açúcar no sangue levando a insulina-resistência, diabetes, factores que podem levar a um aumento do apetite, aumento de peso e aumento da acumulação da gordura, sobretudo na zona abdominal. A produção excessiva de cortisol vai ainda limitar a quantidade de hormona tiroideia produzida, o que por sua vez pode potenciar a acumulação de gordura e tornar o metabolismo mais lento.

Elevados níveis de stress podem ainda gerar aumentos na hormona ACTH, que em conjunto com o cortisol elevado parecem estar associadas com o Síndrome do Apetite Nocturno, sobretudo por alimentos açucarados.

Relora é uma fórmula patenteada, composta por 2 plantas - Magnolia officinalis e Phellodendron amurense – que pode ajudar a aliviar os sintomas associados ao stress, tais como tensão, irritabilidade, dificuldade de concentração, insónias ocasionais e contribui para a manutenção dos níveis normais hormonais que influenciam não só, o nosso bem-estar emocional, mas também o apetite e a forma como o organismo metaboliza a gordura.

Estudos científicos demonstram a eficácia e segurança de Relora na perda de peso, especificamente em pessoas sob stress intenso.

Um estudo feito com mulheres na menopausa, com excesso de peso, que aumentavam a ingestão de alimentos quando sentiam ansiedade e stress, foram sujeitas a uma suplementação com Relora (250mg, três vezes ao dia), durante 6 semanas. As mulheres do grupo Relora tiveram uma redução significativa nos níveis de stress e ansiedade e não aumentaram de peso, ao contrário do grupo placebo, que no final do estudo aumentou em média cerca de 1,5Kg. Foram ainda testados inúmeros parâmetros analíticos (glucose plasmática, função renal e hepática, hemograma e TSH) que demonstraram que Relora é um ingrediente totalmente seguro para a saúde.

Outros estudos demonstraram que para além da excelente redução ao nível da ansiedade, houve ainda uma redução no consumo de snacks altamente calóricos, açucarados e salgados entre as refeições e uma redução nos níveis de cortisol, sobretudo nos níveis à hora de deitar.

Sugestão eNetural: StartSlim Relora
É uma fórmula 100% natural e segura, que não causa habituação nem tem efeitos sedativos, que ajuda no alívio e controlo do stress, no controlo do apetite e um grande auxiliar na redução do peso.

Como tomar? 1 Cápsula, 2 a 3 vezes por dia, com as refeições.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Todos para a rua fazer exercício!

Cinco minutos diários de actividade ao ar livre são suficientes para melhorar a saúde mental.

Quem gasta rios de dinheiro em ginásios e só lá vai uma vez por mês ou quem passa horas enfiado em centros comerciais deve repensar bem as suas acitvidades e... ir apanhar ar fresco. Afinal, segundo um estudo realizado por cientistas britânicos, apenas cinco minutos por dia de exercícios físicos numa área verde, como um parque, por exemplo, podem ser suficientes para melhorar a saúde mental.

De acordo com a notícia avançada pelo sítio da BBC Brasil, os pesquisadores da Universidade de Essex examinaram dados de 1.250 pessoas em dez estudos e encontraram rápidas melhoras no humor e na auto-estima entre aquelas que praticavam actividades físicas ao ar livre. Analisaram actividades distintas, como caminhada, ciclismo, pesca, jardinagem, hipismo e remo, em lugares como parques, jardins, quintas e reservas naturais. Ainda segundo a pesquisa, publicada na revista especializada Environmental Science and Technology, o maior impacto ocorre entre as pessoas mais jovens. E se o exercício fosse realizado num local onde também tivesse água, como um lago ou um rio, os efeitos eram ainda melhores.

Para Jules Pretty, um dos autores do estudo, os "empregadores, por exemplo, deveriam incentivar os seus funcionários a fazer uma curta caminhada num parque próximo na hora do almoço para melhorar o humor e reduzir o stress". Portanto, já sabe, toca a aproveitar o bom tempo que aí vem e faça exercício ao ar livre.
Fonte, expresso.pt

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprenda a rir

Veja por que o deve fazer

Relaxa o tónus muscular, aumenta a ventilação pulmonar e a saturação de oxigénio, reduz a reactividade brônquica, atenua os picos de glicémia, diminui a pressão arterial, estimula o sistema imunitário...

Por todas estas razões e muitas outras é importante que aprenda a rir!

Estas são algumas das acções que deve empreender para tirar maior partido do seu riso:
- Observe-se a sorrir. Veja-se ao espelho e sorria de forma deliberada e persistente.
- Ria-se de si e dos outros. Na rua, no restaurante, no autocarro, no comboio ou no metro, no escritório, fixe-se nas coisas engraçadas e bizarras que as pessoas que a rodeiam fazem.
- Faça um diário do riso. Ande sempre com um caderno onde deve anotar as brincadeiras, anedotas, as situações engraçadas que lhe acontecem e que a fizeram rir, para ler todas as noites.
- Fale sem pronunciar as vogais. Para perder a noção do ridículo e para se desinibir.
Fonte, Revista Prevenir

terça-feira, 11 de maio de 2010

FitoPront | Kit de Verão com OFERTA de Relógio

FitoPront Kit Verão
24 Horas a emagrecer
O Kit de emagrecimento para 2 meses
Cápsulas Laranja - Efeito energizante durante a manhã
Cápsulas Azuis - Efeito relaxante durante a noite

Emagreça em 2 meses, por apenas 0,64€ por dia. 
OFERTA de 1 Relógio
(limitado ao stock existente)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Café pode tratar depressões

Segundo investigadores, a cafeína pode vir a tratar as doenças do humor, nomeadamente depressões, consideradas um dos mais graves problemas de saúde das sociedades actuais, afectando uma em cada quatro pessoas.

Um grupo de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra afirma ter aberto uma nova linha de investigação centrada nas doenças do humor, na sequência dos seus estudos com café para tratamento de doenças do cérebro.

Uma área na qual surgiram resultados muito consistentes foi a memória, designadamente na doença de Alzheimer, em que estudos epidemiológicos e em modelos animais evidenciaram que a ingestão de doses moderadas e continuadas de café diminuíam a sua incidência.

Mais recentemente, a equipa coordenada por Rodrigo Cunha, da Faculdade de Medicina de Coimbra, estendeu esse conceito “para uma área que em larga medida está desprovida de terapêutica eficaz, que são situações de modificação de humor, nomeadamente a depressão”.

“Fizemos estudos em animais para estabelecer um modelo de depressão por imposição de situações de stress crónico e repetido em modelos animais e foi com surpresa que observámos que os animais que consomem cafeína parecem tolerar de modo muito mais eficaz estas modificações de humor, que são difíceis de medir em animais”, revelou à Lusa.

Os investigadores julgam ter descoberto o alvo molecular onde atua a cafeína, que é o receptor A2A para a adenosina, e neste estudo para as doenças do humor constataram “que existe uma correlação com o que se passa no homem”.

“Alguns estudos iniciais mostraram que populações de risco, como as enfermeiras dos serviços de urgência, toleram muito melhor ao longo do tempo situações de stress repetido quando consomem café de forma regular em doses toleráveis e normais do que profissionais com funções semelhantes, mas que não tomam café regularmente”, sublinhou.

Segundo Rodrigo Cunha, além dos testes psicológicos, é possível verificar estes resultados em “testes biológicos com os níveis de cortisol, que confirmam esta impressão, de que há um benefício em termos de controlo de humor associado à toma regular de doses moderadas de cafeína”.

A investigação focada nas doenças do humor começou há um ano e meio e neste momento a equipa tem concluído um estudo do primeiro modelo animal que submeteu para publicação, para ser dado a conhecer à comunidade científica.

Se para um consumidor ocasional o café atua como um excitante, para quem o ingere de forma contínua e moderada, “depois do pico inicial de excitante, acaba por atuar como um normalizador de funcionamento do sistema nervoso central em particular”, explicou Rodrigo Cunha.

Segundo o universitário Adriano Vaz Serra, antigo presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), cerca de 25 por cento dos portugueses sofre de depressão. É recorrente e incapacitante, afetando a vida pessoal, familiar e profissional dos doentes.
Fonte, destak.pt

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Doces viciam como cocaína

É uma pesquisa inovadora, a do Scripps Research Institute. Segundo conclusões publicadas na revista Nature Neuroscience, os mecanismos do corpo que provocam o vício em drogas são os mesmos que geram a obsessão por alimentos calóricos.

A obsessão por gordura funciona quimicamente como o vício em cocaína, é o que conclui um estudo feito pelo Scripps Research Institute, no estado da Florida. A pesquisa, levada a cabo com ratos, mostra que as partes do cérebro que lidam com o prazer deterioram-se à medida que o consumo de doces e fritos vai aumentando.

Estas zonas do cérebro atrofiam e deixam de responder aos estímulos, fazendo com que os ratos comessem cada vez mais, tornando-se obesos. O teste foi repetido com doses de heroína e cocaína. Os ratos responderam exactamente da mesma forma.

Obesidade
O resultado dos testes levou o cientista Paul Kenny, coordenador do estudo que demorou três anos, a garantir que uma dieta com alimentos gordurosos tem elementos viciantes: "No estudo, os animais perderam o controlo dos seus hábitos de alimentação, o primeiro sinal de vício. Foram comendo e comendo, mesmo quando já sabiam que iam levar choques eléctricos. Isto prova o quão estimulados estavam para comer".
A experiência foi feita com alimentos que provocam obesidade se consumidos em excesso, como salsichas, bacon e cheesecakes. Os animais engordaram de imediato. Paul Kenny acrescenta que quando a dieta foi trocada por alimentos mais saudáveis, os ratos rejeitaram-nos. Alguns preferiram nem se alimentar.

Prazer
Depois de analisadas as conclusões da pesquisa com os ratos, Kenny e a sua equipa partiram em busca dos mecanismos do corpo que provocam o vício.
Descobriram que o receptor D2, um neurotransmissor associado à percepção de prazer - estimulado por comida, sexo ou drogas - responde à dopamina.
Quando há excesso no consumo de drogas como a cocaína, por exemplo, a dopamina circula livremente pelo cérebro, aumentando a sensação de prazer. Um processo que ocorre de forma semelhante quando se fazem dietas gordurosas.

Fonte: expresso.pt

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Open day Run 4 Fun 2010

No próximo Sábado, junte-se ao maior agrupamento amador de atletismo de Portugal, Run 4 Fun, para uma manhã desportiva em grande.

Run 4 Fun é um clube composto por corredores amadores, profissionais de diferentes áreas, de diferentes zonas e que partilham um valor supremo – “correr por prazer”.

Esta iniciativa é aberta ao público e tem como objectivo reunir vários corredores numa manhã desportiva de iniciação e consolidação da prática de corrida em meio fundo.
Vão existir 3 grupos, consoante o grau de experiência e preparação física de cada atleta. Inicia com um aquecimento conjunto e depois cada grupo terá uma corrida de 3km, 5km ou 10km, terminando com alguns alongamentos.

Os membros do Run 4 Fun estarão facilmente identificados pela camisola laranja com as letras a branco "R4F" no peito, e "Run 4 Fun" nas costas.

Evento: Open Day Run 4 Fun
Quando e onde: Dia 08.05.2010, pelas 09h30 no Parque das Nações Zona Norte, Passeio dos Heróis do Mar, coordenadas GPS 38"46´ 57.00 N 9"05´36.99 W

Mais informações aqui.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Viva muito melhor

Já deve estar farto de ouvir falar que devia fazer desporto, certo?

Mas mesmo assim, não faz mais do que dar três passos por dia (se não for feriado), não é verdade?

Pois, pela última vez, dizemos que deve assumir outra atitude.


Os sete benefícios que tem de aproveitar:
1 - A prática regular de exercício físico reduz 25% a 33% o risco de morte e aumenta a esperança de vida após os 80 anos em um a dois anos: há mesmo um risco de morte quatro vezes menor do que pessoas não-activas.

2 - A actividade física protege-o de depressões. Treinar pelo menos 15 minutos por dia, 3 vezes por semana, reduz em 40% o risco de demência e Alzheimer.

3 - Caminhar 1 a 2 horas por semana reduz o risco de doenças coronárias entre 14% a 52%; homens activos têm menos 68% de risco de morte por ataque cardíaco do que homens sem actividade física.

4 - Pessoas com uma actividade física moderada ou elevada vivem mais anos livres de diabetes do que pessoas que não praticam exercício físico.

5 - Dificilmente sofrerá de doenças respiratórias se se mexer. É que o aumento do peso corporal é proporcional ao aumento do risco de asma.

6 - Um ligeiro aumento na actividade física está associado a uma menor probabilidade de obesidade em mais de 50% dos homens (e quase 40% das mulheres).

7 - Para terminar, saiba que o exercício físico reduz o cancro na próstata e que é 30% menos provável que homens que praticam desporto regularmente sofram de disfunção eréctil do que homens inactivos.

Fonte: Revista Men's Health

terça-feira, 4 de maio de 2010

48% DESCONTO em 48 horas

Começou mais uma Maratona eNetural.

48% de DESCONTO em 48 horas
Até às 13h de dia 06.05.2010

GoldNutrition e Emagril
Duas grandes marcas a preços pequenos.
Corra para não deixar escapar esta promoção.
Rápido... antes que esgote!

Emagril Ampolas - 16,60€